Connect with us

DESTAQUES

Campanha ‘Dezembro Vermelho’ alerta população para a prevenção contra o vírus HIV em Francisco Macedo

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Francisco Macedo que tem como gestor o prefeito Nonato Alencar, através da Secretaria de Saúde, tem investido continuamente em saúde preventiva, a exemplo disso iniciou nesta sexta-feira, dia 1º, a programação em alusão a campanha nacional “Dezembro Vermelho”.

A campanha segue o modelo do “Outubro Rosa” que cuida da saúde da mulher e o “Novembro Azul” que alertou e intensificou  sobre a saúde do homem e tem o objetivo de chamar a atenção da população sobre a importância de prevenir e combater o vírus HIV.

A primeira ação da equipe da saúde, aconteceu na Câmara de Vereadores, com uma palestra alusiva ao Dia Mundial da luta contra a Aids. Com o tema “Se cuidar é preciso”, a Dra. Letícia Maria Queiroz, que é Enfermeira e coordenadora do programa DST’S-IST de Francisco Macedo-PI, abordou sobre a temática.

“A AIDS é uma doença causada pelo vírus HIV, que interfere na capacidade do organismo de combater infecções. Algumas semanas depois da infecção pelo HIV, podem ocorrer sintomas semelhantes aos da gripe, como febre, dor de garganta e fadiga. A doença costuma ser assintomática até evoluir para AIDS. Os sintomas da AIDS incluem perca de peso, febre ou sudorese noturna, fadiga e infecções recorrentes. Vale apena ressaltar que a melhor prevenção consiste nas intervenções comportamentais para reduzir o risco da transmissão. Reduzir o número de parceiros sexuais, melhorar adesão ao tratamento, não compartilhar seringas ou agulhas e promover o aumento do uso correto e consistente de preservativos” orientou a enfermeira.

O evento na Câmara contou também contou com as orientações do Coordenador de Atenção Básica, Cleverlandio Ramos e de outros profissionais da saúde.

Publicidade

Já na manhã deste sábado, 02, a Secretaria de Saúde continuou com as ações a todo vapor, com uma barraca montada na Feira Livre da cidade, onde as pessoas que passarem pela Feira receberam preservativos feminino e masculino; e orientação sobre DST- IST com enfoque no HIV; AIDS, Planejamento Familiar e orientações educativas.

De acordo com o Secretário Municipal da Saúde (SMS), Cristóvão Alencar, que esteve presente nas ações do fim de semana, a programação preventiva se estenderá durante todo o mês de dezembro. A UBAS de Francisco Macedo fará testes rápidos em sua sede, além de atividades externas em locais estratégicos. A programação ainda conta com distribuição de material informativo e preservativos, rodas de conversa, palestras e debates.

As ações tiveram ampla participação de adolescentes, profissionais da saúde e funcionários dos diversos setores da Prefeitura.

Mais fotos das duas ações:






Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS