Connect with us

Francisco Macêdo

Educação de Francisco Macedo promove sete formações para equipe escolar da Rede Municipal

Publicado

em

A última sexta-feira, 17 de maio, foi marcada por momentos de novos aprendizados e troca de conhecimentos para a equipe escolar da Rede Municipal de Ensino de Francisco Macedo.

Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, os eventos tiveram como objetivo principal aprimorar os conhecimentos dos profissionais e trazer informações que irão somar no dia a dia deles.

Inicialmente, o professor e mestre em matemática, Júnior Coutinho, esteve reunido com os professores de matemática, bem como a formadora, Veronilda Telles, também se reuniu em outra sala com os professores de linguagens e trabalharam o tema: “Desafios e oportunidades para o fortalecimento da coletividade educacional”.

“Essa formação que é a segunda do ano, nós estamos trabalhando avaliações externas e analisando os resultado do SAEB que foram divulgados recentemente e a gente está fazendo uma análise e também já projetando para o próximo ano. Já estamos focando nas dificuldades que estamos enfrentando para que em 2025 a gente possa melhorar o desempenho dos alunos. Além das avaliações externas, estamos trabalhando as avaliações de maneira geral, buscando formas diferentes de avaliar, metodologias diferentes que podem ser aplicadas de modo que possa motivar os alunos a participarem mais das aulas”, disse o formador Júnior, explicando os assuntos que foram abordados durante o encontro.

A formadora de linguagens, Veronilda Telles, enfatizou os principais assuntos que foram discutidos, dando ênfase na união entre a comunidade escolar e os pais dos alunos para que juntos possam melhorar a educação.

“Aqui nós trabalhamos o alinhamento da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) com os descritores do SAEB para ficar mais fácil para eles entender, porque as habilidades vem um pouco complexa e os professores por vezes não conseguem interpretar, por isso estamos orientando o passo a passo. Primeiro eu vejo os resultados das avaliações externas que saem daqui e dependendo das fragilidades a gente tenta alinhar com o livro didático para tentar melhorar. Nós trabalhamos também a questão da coletividade, comunicação, porque se a gente tem um alvo, temos que conseguir juntos, precisamos da equipe toda, bem como dos pais”, explicou.

Enquanto isso, em outra sala a articuladora municipal da Rede Nacional de Articulação de gestão, Formação e Mobilização do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada – Renalfa, Maria Letícia e a formadora do projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI), Marinete Plácida, estiveram com os professores da Educação Infantil trabalhando a seguinte temática: “A importância da leitura e da Escrita na Educação Infantil”.

Publicidade

O encontro iniciou com uma oração conduzida pela secretária de Educação, Reneuda Maria, seguido de uma dinâmica. Na oportunidade, foi apresentado o programa Leitura e escrita na Educação Infantil, que visa fornecer mais conhecimentos para os profissionais afim de garantir que os alunos desenvolvam as habilidades de leitura e escrita.

Ao final, as professoras participaram de mais uma dinâmica onde tiraram suas fotos de dentro de um baú e contaram como surgiu o amor pela profissão. Além disso, elas também falaram sobre o encontro, destacando como os eventos enriquecem e agregam na vida profissional.

Letícia e Marinete

“É uma satisfação enorme está a frente de um programa tão importante para nossa educação, a Renalfa, que tem por objetivo garantir que as crianças estejam alfabetizadas no tempo certo, e em relação ao LEEI iremos lidar com um publico muito importante que são as crianças de pré escola da educação infantil, ou seja, o programa veio pra somar uma parceria importantíssima para nossa rede de ensino de Francisco Macedo. Estou muito satisfeita com a equipe e muito grata também ao apoio incondicional da Secretaria Municipal de ensino de Francisco Macedo, O compromisso Nacional Criança Alfabetizada é um programa federal e estamos aqui para dar suporte a nossa equipe para que desenvolva da melhor forma possível o seu trabalho com nossos alunos”, falou em entrevista a Articuladora Municipal da Renalfa Maria Leticia”.

“O nosso objetivo principal é garantir que as crianças estejam sempre em aprendizado, a educação infantil é base de ensino onde tudo se molda a leitura e a escrita na educação infantil deve ser trabalhada de maneira a garantir os direitos de aprendizagem, e hoje iniciamos aqui um ciclo com essa equipe maravilhosa de professores a qual iremos desenvolver o LEEI de maneira extraordinária no nosso município. Gratidão a Deus primeiro lugar e em segundo a todos que pegam junto comigo nos projetos que iremos desenvolver, foi dado a largada para um futuro de sucesso para nossas crianças”, disse a formadora do LEEI Marinete Plácida.

As auxiliares de sala também tiveram um momento com a psicopedagoga Cosma Cândida, onde foi trabalhado o tema: “Educação especial na perspectiva inclusiva”.

Na ocasião, Cosma destacou as funções das auxiliares de sala, dando dicas de como elas podem melhorar no trabalho para obter mais avanços, bem como foi enfatizado sobre os cuidados com as crianças especiais, incluindo a administração de medicações quando há prescrição médica.

Após, as professoras da Educação Infantil participaram de um encontro do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com a responsável Marisa Delfino, onde foi abordado o tema: “A organização do trabalho pedagógico na creche e na pré-escola: Planejamento dos tempos, espaços e materiais”.

Neste encontro foi enfatizado sobre as funções que as professoras já exercem, trabalhando métodos que irão melhorar o trabalho das profissionais.

À tarde, a coordenadora do PPAIC, Nadja Paula, trabalhou o tema: “Liderança e planejamento escolar. Aprendizagem em foco e às relações étnico-raciais nas escolas”, voltado para os gestores escolares. Logo no início Nadja fez uma oração com os demais participantes e apresentou um vídeo como forma de introdução para trabalhar a temática.

A formadora do PPAIC, Seomária Lima, também abordou o tema: “A presença da leitura e da escrita no processo de apropriação do sistema de escrita alfabética” com os professores de linguagens.

Por fim, a professora Ahellys Carvalho, trouxe uma formação intitulada como: “O impacto da tecnologia na educação”, ressaltando os pontos positivos da tecnologia para enriquecer o trabalho de toda equipe, bem como ela repassou dicas e explicou sobre o manuseio de programas.

A secretária de Educação, Reneuda Maria, destacou os benefícios das formações para os profissionais da rede de ensino.

“Hoje tivemos a apresentação do Programa Nacional da Criança Alfabetizada assim como o LEEI, programas esses do Governo Federal que veio colaborar para um melhor desempenho na educação de Francisco Macedo. Por serem públicos diferentes, aproveitando o dia para formações continuadas no Ensino Fundamental I e II em linguagens e matemática, II Percurso PPAIC e formação com auxiliares de turma. Fechamos no período da tarde com uma formação em tecnologia. É um compromisso da gestão “Construindo uma nova história” com educação investindo em formação, para os profissionais da Educação,colaborando sempre com cada programa que temos adesão”, enfatizou a secretária.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS