Connect with us

Francisco Santos

Secretarias de Francisco Santos trabalham ações com pais de alunos neurodivergentes

Publicado

em

A Prefeitura de Francisco Santos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou, na tarde desta quarta-feira (29), um encontro com pais de alunos neurodivergentes, para uma troca de informação, experiência e conhecimento.

O evento que aconteceu no auditório do Centro Administrativo da Assistência Social é uma parceria das Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com objetivos de traçar metas para atender melhor as crianças com deficiência do município.

Estiveram presentes no evento a secretária de Educação, Tássia Gisele; a secretária de Assistência Social, Ana Carla; a enfermeira, Laudiane representando a Secretaria de Saúde, pais de alunos, gestões escolares, equipe técnica da SEME, bem como assistetnte social, Larissa; a pedagoga, Mariza Souza; a psicopedagoga, Ana Maria, e um representante do conselho tutelar.

O encontro iníciou com a secretária de educação, Tássia Gisele, falando sobre projetos e ações que já veem sendo desenvolvidos nas escolas para melhor suporte para crianças com alguma deficiência seja intelectual, cognitiva ou física.

Após o pronunciamento da secretária Tássia, o encontro foi conduzido pela psicopedagoga, e especialista em Educação Inclusiva. Ela que é mãe atípica, professora Giumaura Oliveira discutiu os desafios de ser mãe atípica, preconceitos e toda a sua vivência também como professora de sala de Atendimento Especializado em Educação (AEE).

A assistente social também aproveitou momentos para explicar um pouco sobre como esses pais conseguiram benefícios. Durante toda a tarde os pais puderam compartilhar suas experiências e relatar a vivência com seus filhos. Além disso, o momento também proporcionou dinâmicas, depoimentos de pais que deixou a tarde bem emocionante.

A técnica da Secretaria de Educação e também coordenadora pedagoga do Ensino Fundamental, Cintia, relatou a sua emoção.

Publicidade

“Posso dizer que a tarde da quarta feira, 29 de maio, ficará marcada na história da educação municipal, pois tivemos um encontro de mães atípicas, onde tivemos a oportunidade de ouvi-las e conhecer a fundo seus desejos e anseios”, destacou.

Ao final a secretária Tássia Gisele fez uso da palavra e ressaltou seu compromisso com a educação, além de reafirmar compromisso e se dispor juntamente com os demais órgãos presentes a fazer o melhor por essas crianças, no tocante a priorizar o investimento na educação especial.

“Com apoio do prefeito municipal as secretárias estão com projetos a serem desenvolvidos no município para a inclusão e suportar para crianças com deficiência. O município de Francisco Santos abraça a causa da inclusão e realiza encontro com pais atípicos”, concluiu.

O que é neurodivergente?

Neurodivergente refere-se a uma condição em que o funcionamento cerebral difere significativamente do que é considerado típico ou neurotipicamente esperado. Essa abordagem reconhece e celebra a diversidade no espectro neurológico, incluindo condições como autismo, TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade), dislexia e outros.

A neurodivergência desafia a ideia de uma norma única para o funcionamento cerebral, promovendo a aceitação e inclusão de todas as formas de cognição. Essa perspectiva busca desestigmatizar e desafiar preconceitos em relação a indivíduos neurodivergentes, reconhecendo suas habilidades únicas e contribuições para a sociedade.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS