Connect with us

Fronteiras

Paróquia de Fronteiras realiza peregrinação ao Morro da Cruz e resgata tradição religiosa; fotos

Publicado

em

Mais de 200 fieis participaram da Missa da Cruz, realizada na manhã desta sexta-feira (03), no Morro do Acampamento, na cidade de Fronteiras. A concentração aconteceu às 06h, na Capela de Nossa Senhora de Fátima, no bairro Acampamento onde houve a bênção dos peregrinos e em seguida a caminhada rumo ao Morro da Cruz.

A peregrinação foi  idealizada pela Secretaria Municipal de Cultura, juntamente com colaboradores da Paroquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Fronteiras que tem como pároco, padre Gildo Coelho.

A celebração foi presidida pelo padre Gildo Coelho. O sacerdote destacou em entrevista ao Cidadesnanet.com, que ato religioso resgata a tradição de alguns anos que a comunidade decidiu reconstruir e reformar o local.

“Neste morro, já existia uma cruz que foi fincada nos antepassados por ancestrais dessa cidade e encontrava-se um pouco abandonada. Há alguns anos o povo desta comunidade decidiu resgatar essa tradição e reativou o morro para visitar e fazer caminhada. Então achamos por bem dar um sentido religioso novamente e resgatar a história do povo desta cidade”, disse.

De acordo com o padre, o ato de fé e devoção faz parte do calendário religioso da paróquia aonde os romeiros têm a oportunidade de fazer essa caminhada e celebrar juntos a santa eucaristia.

Publicidade

“Nesse ato rezamos por aqueles que já nos antecederam na fé e por aqueles que aqui estão fazendo a peregrinação neste espaço e que se torne cada vez mais um ponto turístico religioso onde futuras gerações possam conhecer a história do município e a história religiosa”, explica.

Padre Gildo Coelho deixou a mensagem para os fieis e para o povo em geral.

“Que cada um possa na sua interioridade , na fé e devoção, assim como Jesus que conduzia sempre o povo para rezar, que esse momento possa ajudar no sentimento da fé e do compromisso com Deus de cada um dos fieis dos nossos paroquianos”, recomendou pároco.

O coordenador da Pastoral Familiar Paulo César Pinheiro de Andrade, esteve junto a peregrinação e declarou a representação que tem a caminhada simbolizando a devoção e a fé do povo.

“Essa caminhada para nós e para minha família é de grande significado. Para mim como católico praticante, isso é um presente porque para nós que temos fé em Jesus Cristo a cada ponto que seja criado na nossa paróquia, é um presente que as famílias ganham”, disse.

“Para mim e para minha família ganhamos um presente para que possamos estar nos fortalecendo na oração e o dia a dia seja muito promissor. Essa subida é muito significante na nossa religiosidade”, destacou.

Publicidade

Paulo César também deixou a mensagem e agradece a cada um que se dispôs a apoiar e participar da caminhada.

“Nossa caminhada está de parabéns porque decidiu apoiar esse projeto e, para as pessoas que moram nas cidades circunvizinhas e em outros estados, sintam-se convidadas a conhecer esse ambiente de oração e até mesmo de turismo. Fronteiras está de braços abertos para receber os devotos e fiéis de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, de Nossa Senhora de Fátima e os devotos da cruz. Agradecemos ao nosso senhor Jesus Cristo por amanhecermos motivados para seguir nessa peregrinação ao Morro do Acampamento”, convidou os devotos e agradeceu a Jesus Cristo.

A cruz de acordo com a tradição foi fincada na década de 30, quando na época denominado Morro da Encostada, período marcado pela passagem da Coluna Prestes quando os Revoltosos passaram pelo município de Fronteiras.

-Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS