Connect with us

Inhuma

Ações de proteção para crianças e adolescentes são tratadas no 2º Fórum do Selo UNICEF em Inhuma

Publicado

em

A Prefeitura de Inhuma, por meio do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, realizou nesta terça-feira, 04 de junho, o 2° Fórum Comunitário do Selo Unicef – edição 2021/2024.

O evento aconteceu na Câmara dos Vereadores e teve como objetivo apresentar e analisar as ações desenvolvidas voltadas para a proteção de crianças e adolescentes, que foram elaboradas no 1º Fórum Comunitário, promovido em 2021.

As atividades tiveram início com a composição da mesa de honra e entoação do hino de Inhuma, seguido pelos pronunciamentos da articuladora do Selo Unicef, Lucélia Nogueira e pelo presidente do CMDCA, Elton Soares.

FA-IMG-6e3df6e323a4c1cff889.jpg

A programação seguiu com uma apresentação cultural conduzida por adolescentes do Núcleo de Cidadania de Adolescentes (NUCA), com a reflexão da letra da canção Asa Branca.

Apresentação cultural com adolescentes do NUCA

Logo após, houve o depoimento dos mobilizadores das Secretarias de Saúde (Wanderson Cardoso), da Assistência Social (Francineide) e da Educação (Lurdes Martins), que relataram sobre o trabalho Intersetorial desenvolvido em prol da garantia de direitos das crianças e adolescentes no município.

Lucélia e Elton com mobilizadores das Secretarias

O evento continuou com a apresentação dos Resultados Sistêmicos do Selo Unicef conduzido pelo presidente do CMDCA, Elton Soares.

Momento de apresentação dos Resultados Sistêmicos

As atividades do Fórum foram encerradas com os grupos de trabalhos, onde os participantes analisaram todo o resultado das ações desenvolvidas no período desta edição, e em seguida, com a apresentação do que foi tratado em cada grupo.

Publicidade

Trabalhos em grupos de analise das ações desenvolvidas

“Hoje é um momento de avaliação das ações realizadas durante o período de 2021/ 2024. Um projeto de 03 anos e meio de políticas públicas intersetorial em que as Secretarias vêm trabalhando de forma eficaz, trabalho este que foi essencial para o desenvolvimento de ações para que, indicadores e metas pudessem ser alcançados, e assim, pudéssemos melhorar a qualidade de vida das nossas crianças e adolescentes”, disse a articuladora Lucélia Nogueira.

Lucélia Nogueira, articuladora do Selo Unicef

O presidente do CMDCA, Elton Soares, destacou o objetivo do Fórum. “Nós promovemos esse evento para que sejam avaliadas as ações que foram realizadas em prol das crianças e adolescentes neste período de 2021 para cá. Intensificamos ações, pois já tínhamos muitas outras sendo executadas e aproveitamos para aprimorar o atendimento para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Todos os órgãos estiveram envolvidos e trabalharam para garantir estes direitos”, disse o presidente.

Elton Soares, presidente do CMDCA

Participaram do Fórum, além do presidente do CMDCA e da articuladora do Selo; o procurador do município, Lucas Gonçalves, que representou o prefeito Elbert Holanda que estava cumprindo agenda em Brasília (DF); o vereador Cedinho; as secretárias de Administração Geral (Vera Lúcia), de Educação (Ana Luíza), de Saúde (Sílvia Rodrigues) e de Cultura (Isabel Bezerra); o padre Daniel Rodrigues, pároco de São José; o pastor Robson; conselheiros tutelares; adolescentes do NUCA; membros do CMDCA e a população em geral.

Participantes do evento

O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância e tem como proposito estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia legal.

Publicidade

Fonte: Folha Atual

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS