Connect with us

Inhuma

INHUMA | Instituições e sociedade se únem e chamam atenção no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo; veja fotos

Publicado

em

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, foi realizada uma caminhada na cidade de Inhuma nesta terça-feira, 02 de abril. A mobilização faz parte da Campanha 2024 que trabalhou o tema “Valorize as Capacidades e Respeite os Limites”.

O evento foi realizado a partir da iniciativa de Elidiana Sousa, que é administradora do Grupo de Apoio às Famílias da Pessoa com Autismo (GAFPA) composto por mães atípicas da cidade e de comunidades da zona rural -, em parceria com o Sindicato dos Psicopedagogos do Brasil. O sindicato foi representado por Elidiana – secretária da Diretoria.

De acordo com Elidiana, o evento contou com apoio da Prefeitura de Inhuma através das Secretarias de Saúde, de Educação, de Cultura e de Assistência Social, e patrocínios de empresas como Grupo JB Leal, Cris Laços, EliArts, A&S Marcenaria, Bertão Calçados, Liana Variedades, Isa Consultoria e Clinica Bem Estar. “Foi maravilhoso!!”, declarou Elidiana.

A concentração aconteceu na Praça Monsenhor Lopes. De lá, a população em geral, alunos e professores das escolas públicas municipais e estaduais da cidade e da rede privada, seguiram em caminhada pelas principais ruas e avenidas com acompanhamento de carro de som, balões coloridos e cartazes contendo mensagens de reflexão, significado e manifestação de apoio ao autismo, como forma de combate a discriminação e preconceito.

As mães Clarice e Leiliane Alves fizeram uso da palavra sobre o autismo.

Clarice, Leiliane e Elidiana

Estiveram presentes autoridades municipais como o prefeito Dr. Elbert Holanda juntamente com a primeira-dama Andrea Alves (presidente da Câmara) e os vereadores Luís Alberto, Antônio José e Cebim; as secretárias Sílvia Rodrigues (Saúde), Ana Luiza (Educação), Socorro Leal (Assistência Social) e Izabel Bezerra (Cultura), Lucicleide representante da Associação de Pais e Amigos dos Exepcionais – APAE, bem como a Policia Militar.

Por telefone, o prefeito Dr. Elbert Holanda, destacou a importância da sociedade conhecer a respeito do autismo e da importante representação na sociedade.

Prefeito Elbert ao lado da primeira-dama Andrea Alves

“Muito importante a ação e nós como gestores representantes do povo apoiamos essa iniciativa. Essas pessoas são importantes na sociedade e a população precisa entender isso. Então é justo e necessário essa mobilização e que tome uma abrangência grande. Parabéns a todos que apoiam”, destacou.

O Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo foi estabelecido em 2007 pela Organização das Nações Unidas e, desde então, vem sendo celebrado como forma de aumentar a conscientização relacionada a todos os aspectos do TEA.

Publicidade

Anteriormente, em 1999, foi adotada a fita com peças colorida formando um quebra-cabeça, como sinal universal de conscientização sobre o autismo. As diferentes cores representam pessoas e famílias que convivem com o TEA. As cores fortes representam a esperança em relação aos tratamentos e acolhimento dessas pessoas pela sociedade em geral. A marca é muito utilizada para identificar locais onde pessoas com TEA são bem-vindas.

No Brasil, a data de 02 de abril foi instituída através da Lei nº 13.652, originária do Projeto de Lei 321/2010 de autoria do ex-senador Flávio Arns (PR). O PL foi aprovado no Senado em 2014 e na Câmara dos Deputados em dezembro de 2017.

O que é?

O autismo, atualmente conhecido como Transtorno do Espectro Autista (TEA), é uma síndrome que faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD) e, geralmente, vem acompanhado da deficiência intelectual. Os autistas têm dificuldades de linguagem, socialização e possuem comportamentos repetitivos e restritos.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS