Isaías Coelho
Aluna de Isaías Coelho participa de projeto da NASA e encontra novo asteróide
Thayla Janis Carvalho Figueiredo, aluna no 4º ano da Escola Municipal Lauro Coelho Ferreira, da cidade de Isaías Coelho, detectou recentemente um asteróide, até então desconhecido.
A aluna participou, entre os meses de março e abril, da edição XIV do Caça Asteroide MCTI, juntamente com seus colegas de escola, Ellen Júlia (4º ano), Humberto Filho e Lara Lorrany (ambos do 5º ano), além de outras colegas da Escola Municipal Francelina Pinheiro, a Lívia de Carvalho, Maysa Rodrigues (ambas do 5º ano) e Ana Carolina Carvalho (6º ano), todos integrantes da equipe 98.
O projeto trata-se de um programa em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações do Brasil e o International Astronomical Search Collaboration (IASC/NASA Partner), que objetiva catalogar e estudar possíveis Asteroides ou objetos próximos à Terra (NEOs), através de imagens captadas pelo telescópio Pan-STARRS da Universidade do Havaí – EUA.

Cerca de 30 imagens foram analisadas pelos alunos através de um software profissional de última geração, sob a supervisão e orientação do professor de ciências Jhenys Maiker.
“Os alunos detectaram vários objetos, alguns já eram conhecidos e outros não foram oficialmente aceitos por algum motivo, no entanto o asteroide que Thayla encontrou é comprovadamente novo e recebeu uma denominação provisória de P21DAIP, e assim será mais estudado pelos próximos anos, até que um dia ela possa nomeá-lo. Ele ficará sendo observado por astrônomos profissionais afim de traçar melhor a sua rota, sua composição ou até mesmo se nos oferece algum perigo” frisou o professor.

Segundo o professor, a NASA e outras agências espaciais do mundo inteiro catalogam, estudam e monitoram esses asteroides. “A fim de se um dia encontrar algum em rota de colisão com a Terra possamos ter tempo de nos preparar. Alguns estudos já foram realizados nesse sentido, pois no dia 26 de Setembro de 2021 a NASA colidiu propositalmente uma sonda com um asteroide a fim desviar a sua rota, e o resultado foi bastante positivo destacou.
Por fim, o educador destacou que projetos de cientista cidadã, como o Caça Asteroide, são de suma importância, pois no futuro os dados obtidos serão usados para um programa de defesa planetária.
-
Fronteiras2 semanas atrás
Poetisa natural de Fronteiras é diplomada na Academia Brasileira de Literatura de Cordel
-
Jaicós2 semanas atrás
Familiares prestam últimas homenagens a Adelina Farias, matriarca de uma das maiores famílias de Jaicós
-
DESTAQUES2 semanas atrás
CBF procura Fortaleza e gera expectativa por convocação de Hércules
-
Jacobina do Piauí1 semana atrás
Abóbora com textura diferente intriga moradores no interior de Jacobina do Piauí
-
MUNICÍPIOS2 semanas atrás
Falece aos 92 anos, Antônio Lustosa, pai do padre Gregório Leal
-
Araioses2 semanas atrás
Cantora araiosense Angela Sallys sonha em crescer no meio musical e ajudar a família