Connect with us

Jacobina do Piauí

AMVI reúne municípios para discutir Plano de viabilidade econômica, logística e ambiental de resíduos sólidos do Vale do Itaim

Publicado

em

Após muitos estudos, na busca de tecnologias para destinação correta de resíduos sólidos, a Associação de Municípios do Vale do Itaim (AMVI), por meio de seu presidente, o prefeito de Jacobina do Piauí, Gederlânio Oliveira, o GD, reuniu representantes das cidades do Vale do Itaim para discutir sobre o assunto.

A reunião aconteceu nesta sexta-feira, 17 de maio, na Câmara Municipal de Jacobina do Piauí. Na pauta, o Plano de Viabilidade Econômica, Logística e Ambiental de Resíduos Sólidos do Vale do Itaim.

O Plano foi apresentado, pela secretária de Meio Ambiente de Jacobina, Roberta Kelly,  e a engenheira Ambiental Ana Letícia,  sendo discutido com os gestores dos demais municípios sobre a temática, que na oportunidade, puderam esclarecer as dúvidas.

Em entrevista,  a secretária de Meio Ambiente, Roberta Kelly, explicou sobre o andamento do Plano de viabilidade econômica de resíduos sólidos.

“Iniciamos a elaboração do Plano em outubro do ano passado. De lá para cá, fomos buscar informações, tecnologias, estudar a forma que outros estados vêm fazendo para solucionar a questão dos resíduos sólidos, e a gente já conseguiu fazer um esboço para adaptar para a realidade da nossa região. Então vamos montar nosso projeto e apresentar na próxima reunião aos prefeitos e secretários de Meio Ambiente dos municípios. Nosso Plano será projetado de uma forma que de fato, seja feito o tratamento correto dos resíduos sólidos”, informou.

Ainda segundo Roberta, de já a orientação para os municípios é que iniciem o trabalho de educação ambiental da sociedade, com a coleta seletiva. “Os municípios já podem começar a trabalhar a educação ambiental, com a separação do seco e úmido. Para quando a gente der início de fato ao tratamento  de resíduos sólidos as pessoas já tenham essa conscientização ambiental e, assim ser bem mais fácil conseguir executar de fato a solução da destinação correta dos resíduos sólidos”, finalizou.  

O prefeito Jacobina, Gederlânio Rodrigues de Oliveira, o GD, falou sobre a iniciativa. “Estamos trabalhando junto com os demais prefeitos, para resolver essa questão dos resíduos sólidos, e acabar com lixões, desenvolvendo um trabalho de educação ambiental, para fazer uma destinação correta do lixo. Estudamos muito sobre  a viabilidade, a logística de todas as cidades, e estamos chegando a conclusão da elaboração do Plano com grande ideias, para resolvermos de fato essa questão dos resíduos sólidos”, explicou.

O evento reuniu os prefeitos Gederlânio Rodrigues, o GD, prefeito de Jacobina e presidente da AMVI, Joaquim Neto (Patos), Paulo Sérgio (de Acauã), Raimundo Júlio (Queimada Nova), além de secretários municipais de Meio Ambiente e representantes dos municípios que integram o Território.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS