Connect with us

DESTAQUES

Estudantes criam aplicativo que auxilia a comunicação de surdos em Jacobina do Piauí

Publicado

em

Um grupo de estudantes da Unidade Escolar Petrônio Portela, em Jacobina do Piauí, está desenvolvendo um aplicativo para auxiliar a comunicação de alunos surdos. A ideia inovadora envolve tecnologia e inclusão. Aline, Bianca, Milka e Daniele são alunas do 8º ano da referida escola e, juntas, as jovens estão desenvolvendo um aplicativo para ajudar alunos surdos a estudarem.

“A ideia do aplicativo veio através de um aluno da Escola Severo Rocha, em Jacobina, que ele tem um colega surdo na sala e que, através disso, ele estava ajudando o colega a se comunicar com os professores, por meio de LIBRAS. Com isso, desenvolvemos esse aplicativo que vai ajudar a todos”, destacou a estudante Bianca Fernandes.

A proposta é que o aplicativo seja gratuito e disponível em todas as plataformas. “Nosso objetivo é que todo mundo use esse aplicativo tanto para aprender LIBRAS, quanto para o uso dessa linguagem em sala de aula. O professor coloca as atividades no aplicativo e o aluno surdo ou com problemas auditivos vai fazer essas tarefas com o auxilio do tradutor”, completou Bianca.

Osmar Pereira é coordenador da escola onde as adolescentes estudam. Ele acredita que a iniciativa será de grande valia para a comunidade surda. “Sendo as LIBRAS acessíveis para todos na escola, que todos aprendam, aí vai ficar mais fácil para todo mundo. Recepcionar esse cidadão da forma que merece, pois ele é igual a todos nós, só precisa ser compreendido”, pontuou. 

A ideia para criar um aplicativo para ajudar os estudantes surdos e também qualquer pessoa que tenha interesse de aprender LIBRAS, surgiu por volta do mês de maio. Desde então, as estudantes seguem empenhadas pensando em cada detalhe do aplicativo, desde layout até ferramentas. A previsão é que ele seja lançado no mês de setembro.

Fonte: Diário do Itaim

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS