Connect with us

DESTAQUES

Animais soltos invadem praças e ruas de Jaicós; Prefeitura informa que vai tomar medidas

Publicado

em

Ver animais de médio e grande porte soltos e circulando pelas ruas da centenária cidade de Jaicós se tornou algo frequente.

Leitores registraram e enviaram ao portal Cidades na Net imagens que mostram bovinos em diferentes áreas. Mas não são apenas bois. Ovelhas e cavalos também são costumeiramente vistos circulando pela cidade em busca de alimento.   

As fotos enviadas mostram bovinos rasgando sacola com lixo urbano e comendo a grama e plantas das praças públicas. O gado disputa espaço com as pessoas. Na Praça Socorro Lélis, no bairro Serranópolis, uma das mais frequentadas da cidade, um dos animais foi fotografado deitado no canteiro.  

Além disso, a soltura dos animais oferece riscos à população no trânsito, podendo causar acidentes.

Em Jaicós, existe uma Lei Municipal, datada do ano de 1998, que proíbe a permanência de animais em vias públicas. Conforme a Lei, os animais encontrados nas ruas, praças ou caminhos públicos serão recolhidos ao depósito da municipalidade.

Trecho da Lei nº 748/98 – Código de Postura do Município

A Lei, no entanto, tem sido descumprida pelos proprietários dos animais, o que tem causado transtornos à população da cidade.

Procurado, o prefeito de Jaicós, Ogilvan da Silva Oliveira, o Neném de Edite, informou que esse é um problema que vem sendo tratado pela gestão há bastante tempo.

Publicidade
Prefeito Neném de Edite

“Nós temos um Código de Postura que proíbe criar animais soltos. Isso toda a população sabe. A gente sabe que são os proprietários desses animais. Já enviamos ofícios notificando, já conversamos, já tive no rádio fazendo esse pedido aos criadores, conscientizando as pessoas, mas não mudou. Os animais continuam soltos circulando pela nossa cidade.”, disse o prefeito.

Neném de Edite lamentou a postura dos criadores. “Enquanto a gente trabalha pra deixar a nossa cidade mais bonita, organizada, limpa, as pessoas deixam os animais soltos andando na cidade, sujando as ruas, comendo as plantas. Eu também tenho recebido fotos dos animais. A população tá cobrando providência, e com razão.”, disse.

O gestor voltou a orientar aos proprietários a recolherem os seus animais, do contrário, a gestão vai adotar medidas mais rígidas. “Se isso não ocorrer, a gente vai ser obrigado a tomar medidas mais rígidas e cumprir o que diz a Lei. A gente tá tentando evitar essas medidas mais duras, como multa e outras, mas pra isso a gente precisa que os criadores colaborem com a gente.”, pontuou o prefeito.  

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS