Connect with us

DESTAQUES

Casa da Carnaúba de Várzea Queimada é entregue para a Associação de Mulheres artesãs

Publicado

em

Após dois anos de planejamento e seis meses de obra, na tarde da última sexta-feira, 11 de agosto, a Casa da Carnaúba de Várzea Queimada foi entregue pela construtora JC Engenharia à Associação das Mulheres Artesãs da comunidade, situada na zona rural do município de Jaicós.

A obra foi inicialmente orçada em 120 mil reais, e com o enriquecimento do projeto, terminou com um R$ 345 mil de investimentos.

A Casa da Carnaúba foi construída com o apoio da Garnier, L’Oreal Brasil, Brasil Ceras e Kingpan Isoeste. O projeto arquitetônico é da Rosenbaum Arquitetura, com a participação da equipe Marcelo Rosenbaum, Adriana Benguela, Bárbara Fernandes e Thiago Benucci.

O projeto tem a articulação e a gestão do Instituto A Gente Transforma, sob gestão administrativa e Luddimilla Bueno. A estrutura é de Ycon Engenharia e Yopanan Rebello, e a execução foi realizada pela JC Engenharia, do engenheiro civil José Carlos dos Santos.

A Casa da Carnaúba é um edifício de arquitetura detalhista que vai abrigar a atividade de extrativismo sustentável do pó da carnaúba, o beneficiamento, secagem e estocagem da palha para o artesanato.

O engenheiro executor deu detalhes do projeto. “Fizemos com dois tipos de telha. A parte que vai secar a palha é uma telha translúcida, onde passa a temperatura do sol, e na outra parte foi feita com telha termoacústica, que é uma telha de alumínio e poliuretano no meio e alumínio por baixo, que não deixa passar temperatura e nem som para parte interna da edificação.”

A comercialização do pó da carnaúba hoje é feita diretamente pela Associação das Mulheres Artesãs de Várzea Queimada para o beneficiador da matéria prima, com modelo socioeconômico do comércio justo. A iniciativa é apoiada pelas marcas de cosméticos Garnier e L’Óreal Brasil, através do modelo de Repartição de Benefícios do Ministério do Meio Ambiente.

Publicidade

Marcilene Barbosa, líder do grupo, destaca que a Casa da Carnaúba vem para fazer a diferença no extrativismo da palha da carnaúba e beneficiamento do produto.  

“Passaremos a fornecer um pó do olho da carnaúba de qualidade, que será secado dentro do galpão e não exposto ao ar livre, onde pode pegar impurezas. Essa qualidade irá beneficiar todos os moradores que utilizarem desse espaço, pois, a partir do momento que a gente produzir esse pó com alto teor de qualidade, nós vamos ter uma valorização, um mercado justo para toda comunidade, não somente pra Associação.”, disse.

Marcilene acredita que muitas portas que vão se abrir no mercado, mas, também, na produção, tendo em vista que o uso do espaço não será restrito apenas aos associados.

“Hoje recebemos a Casa da Carnaúba com muito entusiasmo e acreditando que é uma melhoria para toda a comunidade. O espaço que não é restrito somente para os sócios, mas, também, para todos aqueles que tiverem interesse de estar produzindo pó de qualidade. É muito importante e nós acreditamos num processo que vai só valorizar.”, pontuou.

O engenheiro José Carlos, falou da alegria de participar da execução desse projeto e estar entregando à Associação uma obra que vai representar muito para a comunidade.

“Essa obra tem uma importância muito grande pra mim, porque minha mãe é praticamente daqui. Saí, me capacitei, e voltar pra fazer uma obra dessa envergadura justamente no nosso lugar de origem é muito importante, como profissional e como pessoa.”

A Casa da Carnaúba de Várzea Queimada será inaugurada em breve com a presença dos envolvidos no projeto.

Publicidade

Veja imagens

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS