Connect with us

DESTAQUES

Exemplo de resistência, vaqueiro de 89 anos anda 90 km montado para participar da cavalgada no interior de Jaicós

Publicado

em

João Cícero do Nascimento, de 89 anos, natural do município de Simões, se tornou um exemplo de resistência e amor à cultura do vaqueiro.

Ele saiu da localidade Panorama, no município de Simões, e percorreu cerca de 90 km até o povoado Várzea Queimada, no interior do município de Jaicós, para participar da cavalgada da tradicional Festa do Vaqueiro da comunidade.

Em entrevista ao portal Cidades na Net, João Cícero contou que saiu de casa sozinho por volta das 9h da manhã de sexta-feira, 18 de agosto, montado em seu cavalo, sua única companhia.  

Por volta das 15h chegou na casa de um amigo na comunidade Vilão, no interior do município de Massapê do Piauí. Lá ele ficou o resto da tarde, a noite, e retomou a viagem na manhã de sábado (19), agora, na companhia de mais três vaqueiros.

Em Várzea Queimada, João Cícero participou da cavalgada e da missa do vaqueiro. Ao final da celebração ele foi homenageado pelo padre Miguel Feitosa.

Publicidade

Em entrevista, seu João contou o que o motiva a percorrer tantos quilômetros. “Eu tenho gosto de ver, de participar, rezar, pedir perdão a Deus pra aumentar mais os dias de vida. E também gosto de ver os amigos da gente.”

Hoje com 89 anos e 3 meses de vida e muita vitalidade, seu João conta que é vaqueiro desde a juventude. “Com 20 anos eu já estava botando boi. De 52 pra cá fui vaqueiro e nunca fui pegar um boi pra não trazer ele amarrado. Todo animal brabo em montava e segurava.”, contou ele.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS