Connect with us

Jaicós

Imagens peregrinas vão visitar 600 famílias em preparação para os festejos da padroeira de Jaicós

Publicado

em

Jaicós, também conhecida como a ‘terra do galo’, celebra, no mês de setembro, os festejos da sua padroeira, Nossa Senhora das Mercês, uma tradição religiosa secular iniciada no ano de 1723 e perpetuada de geração a geração.

Os preparativos para o maior evento religioso do município já começaram. Na noite deste domingo, 14 de agosto, o padre Miguel Feitosa, pároco local, celebrou a missa dominical, que também foi dedicada aos pais e marcada pelo envio das imagens peregrinas.

Campal, a celebração teve a participação de muitos fiéis católicos.

Ao final da celebração, foram realizadas homenagens aos pais, em alusão ao Dia dos Pais, comemorado no segundo domingo de agosto; e apresentados à comunidade os jovens do EJC da Paróquia de Jaicós.

Também foi cantado os parabéns para o casal Maria Rodrigues da Silva, que estava completando seus 79 anos, e antecipadamente para Braz Adriano da Silva, que nesta segunda-feira, 15, completa 78 anos. Eles são da comunidade Jurema, zona rural de Massapê do Piauí, e tem 54 anos de casados.

Culminando, foi realizada a entrega, aos grupos de rua, das 20 imagens que vão percorrer os lares das famílias católicas.

Objetivo, segundo padre Miguel, é a celebração da palavra de Deus, a visita às famílias e a divulgação da festa da padroeira, Nossa Senhora das Mercês, que este ano celebra 299 anos de evangelização.

“Esses grupos tem essa missão de visitar os idosos, os doentes e propagar a nossa festa. É um período de evangelização, de preparação e mobilização para trazer ao povo para a oração, rezarem juntos e partilharem a palavra de Deus. Estamos saindo dessa pandemia e precisando trazer o povo de volta para a igreja.”, disse o sacerdote.

Durante um mês, as imagens da padroeira vão peregrinar pela cidade. Mais de 600 famílias devem receber a imagens em seus lares em momentos de oração.

No dia 14 de setembro, no bairro popularmente conhecido como posto coqueiro, será celebra a missa de encerramento da peregrinação, e no dia 15, primeira noite de novena e missa dos festejos, retornaram à igreja matriz conduzidas pelos grupos de rua.

O novenário terá início no dia 15 de setembro, e prosseguirá até o dia 23 de setembro. No dia 24, como de costume, será celebra a missa solene da festa de Nossa Senhora das Mercês.

Publicidade

Este ano, o festejo refletirá sobre o tema “Mãe do cuidado e da esperança” e o lema, “E sua misericórdia se estende de geração em geração”. A programação completa será divulgada em breve pela Paróquia.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS