Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Associação das Mulheres de Várzea Queimada é certificada como Patrimônio Vivo do Piauí

Publicado

em

A Associação das Mulheres de Várzea Queimada, povoado localizado na zona rural de Jaicós, foi certificada como Patrimônio Vivo do Piauí. A governadora Regina Sousa entregou, em solenidade realizada nesta segunda-feira (26), em Teresina, os certificados do Registro do Patrimônio Vivo do Estado do Piauí.

De Jaicós, participaram do evento a artesã e líder da associação, Marcilene Barbosa, e o assessor Douglas Manoel, representando a Secretaria Municipal de Cultura. Para participar da solenidade em Teresina, os jaicoenses contaram com apoio da Prefeitura de Jaicós, que disponibilizou o transporte.

A Associação das Mulheres de Várzea Queimada foi contemplada por meio da lei do Patrimônio Vivo após ter sido indicada pela Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria de Cultura, que tem como gestora a secretária Alessandra Leal, para participar do chamamento “Mestre Severo” , edição 2022.

A iniciativa, viabilizada por meio do edital Mestre Severo, resultou no reconhecimento, certificação e apoio financeiro aos mestres e grupos folclóricos piauienses. A Governadora Regina Sousa certificou e parabenizou todos os contemplados.

“Estamos resgatando a importância da cultura popular, aquelas das raízes das comunidades, produtores de culturas locais, de rodas, o saber das pessoas. O recurso que passamos para eles todos os meses é para viverem e passaram essa cultura para frente. Então, esse prêmio é um reconhecimento por essa contribuição”, afirmou a chefe do Executivo estadual.

No geral, foram contemplados 30 mestres ou grupos de cultura. Eles passam a receber uma ajuda mensal para pessoas físicas no valor de R$ 600 e para grupos no valor de R$1500. Com o aporte financeiro, os artistas e grupos contemplados transmitirão seus conhecimentos e experiências, visando perpetuar esses ofícios, ajudando a manter viva a tradição cultural.

No ano de 2021, a cidade também teve contemplados pela lei. Já são reconhecidos como Patrimônio Vivo do Estado do Piauí, os jaicoenses Inês de Carvalho Costa e Joaquim Hipólito Ferreira.

Inês de Carvalho Costa, conhecida popularmente como Tia Inês de Bernardo, trabalha com Artesanato de palha, no povoado Várzea Queimada, zona rural de Jaicós. Já seu Joaquim Hipólito, do Povoado Santo Antônio, é Mestre de São Gonçalo.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS