Connect with us

Jaicós

Jaicós promove 1º Fórum do Selo Unicef e debate políticas públicas voltadas à infância e adolescência

Publicado

em

Em um importante momento de discussão junto à sociedade, de ações que fortaleçam políticas públicas, buscando alcançar importantes melhorias na qualidade de vida das crianças e adolescentes, o município de Jaicós realizou nesta quarta (16), o 1º Fórum do Selo Unicef.

O evento, promovido pela Prefeitura Municipal, através do Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, o Conselho Tutelar e o NUCA, aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI).

O Fórum contou com a participação de secretários municipais, representantes das pastas, das escolas municipais e estaduais, conselheiros tutelares, e a sociedade civil organizada.

A abertura oficial do Fórum, foi feita pela coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Jaissa Freitas, que deu as boas vindas aos participantes e destacou a importância da ação.

“A partir do momento que nós aderimos ao Selo Unicef, o município de Jaicós assumiu o compromisso de assegurar melhorias para as políticas públicas voltadas à infância e adolescência, políticas essas que a gestão já vem priorizando. Mas estamos nos comprometendo em melhorar cada vez mais e garantir os direitos das crianças e adolescentes do nosso município” disse ela.

Oziana Oliveira, secretária de Assistência Social, destacou o empenho do município no trabalho voltado à conquista do selo. “Agradeço a Deus pela oportunidade de estarmos aqui reunidos para mais uma etapa de um importante processo para o nosso município. Estamos juntos trabalhando com muita garra e determinação, para desenvolver nossas ações e garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. Esse fórum é marcado pelo compromisso assumido pelo município em priorizar políticas públicas pela infância e adolescência. Estamos de braços abertos para abraçar essa causa e conquistarmos mais um Selo, que é de grande importância para toda a população de Jaicós”.

Logo após, foi apresentada a Comissão Intersetorial do Selo Unicef, que é composta pelo Prefeito Ogilvan Oliveira (Neném de Edite), vice-prefeito Weslly Bispo, Jasmira Leal (Articuladora), Kelcileyane Pereira (Mobilizadora), Marciele Mayra (Mobilizadora da A. Social), Girlene Carvalho (Mobilizadora da Sec. Saúde), Eliene Helena (Mobilizadora da Sec. Educação), secretários Oziana Oliveira, Audeli Coutinho, Antônio de Pádua, Alessandra Leal, Osmildo Oliveira, presidente do CMDCA, Jaissa Freitas, Edvan Luiz (Assessor de Comunicação), Júnior Bispo e Leonice de Sousa (Conselheiros Tutelares), Pedro Henrique e Ananda Carolina (integrantes do NUCA).

Em seguida, a programação contou com uma apresentação do grupo de capoeira Cordão de Ouro, que é coordenado pela mestra Maria José, a Mazé.

O evento teve continuidade com a articuladora do Selo Unicef, Jasmira Leal, que fez a apresentação da Linha de Base, que contém 7 indicadores de impacto social que devem ser trabalhados.

Em sua fala inicial, Jasmira Leal também destacou a importância do momento. “O fórum é o momento onde a gente vai conhecer como estão os nosso dados das ações que são desenvolvidas no município, e também temos a oportunidade de discutir, onde a sociedade pode sugerir ações que acredita que o município deve desenvolver. Temos aqui hoje o NUCA, que é formado por adolescentes que são fundamentais para a certificação do Selo. Eles tem suas ações a desenvolver, assim também como nós, enquanto comissão e sociedade. Estamos iniciando mais uma luta e nosso objetivo é em 2024, sermos novamente certificados com o Selo Unicef”.

Os indicadores nos quais o município deve pontuar são o percentual de: crianças de 1 ano vacinadas com a tríplice viral (D2), e Treta Viral (PNI\MS); alunos da rede pública de ensino fundamental que abandonaram a escola; escolas da rede municipal com acesso adequado à água e saneamento; adolescentes entre 15 e 17 anos que estão matriculados no Ensino Médio; nascidos vivos de gestantes com idade entre 10 e 19 anos; registros de casos de violações de direitos contra crianças e adolescentes completos no portal SIPIA; e de famílias cadastradas no Cad Único em acompanhamento pelo PAIF.

Publicidade

Logo após foram apresentadas por Jasmira Leal, Girlene Carvalho e Marciele Mayra, as ações desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, respectivamente.

A Mobilizadora Kelcileyane Pereira, apresentou o Plano de Participação Cidadã de Adolescentes do NUCA. Com base nas temáticas Empoderamento de meninas e promoção da igualdade de gênero; Prevenção da gravidez na adolescência e promoção dos direitos à saúde sexual e à saúde reprodutiva; Enfrentamento ao racismo e outras violências; promoção a mitigação dos riscos e impactos das mudanças climáticas sobre as crianças e adolescentes, o NUCA vai desenvolver ações no município.

Entre as atividades propostas no plano, estão: rodas de conversa nas escolas; campanha de prevenção à gravidez na adolescência; campanha contra violência de gênero e homofobia; e campanhas sobre a importância do uso racional da água.

Foi realizada ainda a apresentação da proposta do Plano de Ação Municipal pelos Direitos das Crianças e Adolescentes, e as discussões em grupos, elaboração e apresentação de propostas.

Veja todas as fotos:

Facebook

MAIS ACESSADAS