Connect with us

Jaicós

Jaicós registra 19 acidentes de trabalho; Saúde, Cerest e PRF conscientizam população em evento

Publicado

em

A Prefeitura de Jaicós, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (29), um evento em alusão ao Maio Amarelo, mês de conscientização no trânsito.

Promovido em parceria com o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), e a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o evento aconteceu na Câmara Municipal, reunindo profissionais da saúde, da segurança pública, estudantes, vereadores e a comunidade em geral.

Ao Cidades Na Net, a enfermeira e responsável técnica por segurança do trablhador no município, Melissa Flávia, que representou a secretária de Saúde, Audeli Coutinho, no evento, destacou o intuito da ação. “De 2023 até agora, foram notificados 19 acidentes de trabalho, sendo que alguns dos mesmos condizem com acidentes de trânsito, que por sua vez, levaram a vida de alguns jaicoenses. Em decorrência desses acidentes graves que tivemos aqui no município, sentimos a necessidade de falar sobre essa temática, para que a mesma tenha mais visibilidade e uma atenção especial por parte de todos” disse ela.

Melissa Flávia abriu o evento, agradeceu aos presentes e logo em seguida houve a participação das profissionais representantes do Cerest, a assistente social, Socorro Rêgo, a enfermeira Gerlani e a nutricioniasta Elionildes.

Em suas falas, elas abordaram sobre acidente de trânsito, de trabalho e de trajeto, sobre a saúde do trabalhador, os riscos ocupacionais inerentes à profissão e as doenças relacionadas ao trabalho.

Entre outros pontos, elas explicaram o que é o acidente de trabalho, destacaram a importância do registro dos casos de adoecimento no trabalho, ressaltando que os dados são necessários para as políticas públicas e melhorias para o indivíduo e a coletividade.

Logo após, o agente Fernando Martins, que atua na 4ª Delegacia da PRF, em Picos, ministrou uma palestra informativa e de conscientização, com o tema “Educação para o Trânsito”.

“A PRF trabalha com a conscientização, através de palestras e outras atividades, como também com a fiscalização. O objetivo principal que temos aqui hoje é que venhamos parar para pensar sobre o que vale a pena nas nossas vidas com relação a algumas escolhas que a gente faz. A educação é uma das principais maneiras de buscarmos um trânsito mais seguro. Uma simples decisão nossa pode salvar vidas. No Brasil, todos os anos são em torno de 30 a 35 mil mortes de trânsito e quase todas poderiam ser evitadas”, disse ele.

Fernando Martins apresentou dados sobre acidentes registrados no Brasil, Piauí e no município de Picos, apontou as principais causas dos sinistros e mortes no trânsito, destacando a importância do uso do capacete e do cinto de segurança, a atenção e respeito às normas de trânsito.

Após a palestra, o evento foi encerrado com a fala da enfermeira Melissa Flávia. “Queria agradecer a equipe do Cereste e ao agente da PRF, que vieram aqui, doaram seu tempo e conhecimento. As falas foram muito objetivas e enriquecedoras, e com certeza farão muita diferença na forma de trabalho e na visão de todos os trabalhadores que estavam presentes nessa manhã. Que sejamos multiplicadores do que ouvimos aqui e espero que possamos elaborar mais ações no sentido de trabalhar esse tema para que ele tenha mais visibilidade”.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS