Connect with us

Jaicós

Pesquisadores visitam Jaicós para rastreamento ambiental de caprinos e ovinos produzidos na Caatinga

Publicado

em

Um grupo que integra o Núcleo de Inovações Agrárias para o Nordeste – NUINOVA Jr e a Universidade Federal do Agreste do Pernambuco (UFAPE), situada no município de Garanhuns, visitou a cidade de Jaicós na última sexta-feira (05).

Composta por alunos dos cursos de ciências agrárias da UFAPE, a empresa NUINOVA Jr proporciona experiência profissional e contribui para o desenvolvimento de inovações na área.

“O NUINOVA é uma empresa júnior, sem fins lucrativos, que está incubada dentro da universidade. Criamos esse sistema como uma forma de autonomia e a gente consegue a partir disso oferecer um serviço para a comunidade em geral, seja para produtores ou empresas. Mas o nosso foco é o produtor do semiárido. Atuamos no Pernambuco, Paraíba, Alagoas Sergipe e agora temos um projeto no Piauí” explicou o professor Dr. Saulo de Tarso, que desenvolveu a empresa junto a discentes da universidade.

No Piauí, a empresa está fazendo rastreamento ambiental de caprinos e ovinos produzidos na Caatinga, como parte de um projeto de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Animais de Produção.

“Viemos desenvolver uma pesquisa, mediante a uma linha de pesquisa nossa, no qual o Edmundo é aluno do programa de pós-graduação em sanidade e reprodução de animais de produção. Existe uma demanda no mercado para entender de onde os produtos, principalmente os que são exportados, estão vindo. Quem está fora do Brasil imagina que o país de um lado é praia, do outro Amazônia e no meio o carnaval. Mas o que a gente precisa mostrar para essas pessoas é que existem seis biomas diferentes, e no caso do nosso, a Caatinga, é um bioma muito brasileiro, de extrema diversidade e capacidade produtiva, mas sem ferir as condições ambientais” informou o professor Saulo.

Na cidade de Jaicós, a equipe esteve nas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agricultura e visitou uma propriedade situada na localidade Morro da Furna.

“Estamos hoje aqui rastreando, não só em Jaicós, mas essa região sudeste do Piauí, que até onde estudamos, é a região mais produtora de caprinos e ovinos. Entendendo a origem das propriedades rurais, dos produtores, Jaicós é uma das referências em presença de produtores. Então, estamos fazendo rastreamento, mapeamento geográfico das propriedades e imagens de drone, para fazer um levantamento das condições de cultura vegetal, para mostrar, entender, qual é a condição dessas propriedades, se elas estão degradadas ou não, e isso dentro dos contextos sociais e econômicos dessas microrregiões”.

Publicidade

A equipe também visitou as cidades de Betânia, Queimada Nova, Acauã, Paulistana e Jacobina do Piauí. “Para a gente é muito enriquecedor conhecer essas regiões, o nordeste. Como nordestinos, viventes, estudantes e pesquisadores da nossa região, quanto mais a gente tem oportunidade de conhecer pequenas comunidades, a gente vê a grandeza da diversidade e das capacidades que nossa região como um todo tem”.

Além do professor e veterinário Dr. Saulo de Tarso, estiveram em Jaicós o mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sanidade e Reprodução de Animais de Produção da UFAPE, Edmundo Azevedo, e o comunicador social, Felipe José Mendonça.

Facebook

MAIS ACESSADAS