Connect with us

Jaicós

Trabalhos de alunos de Jaicós concorrerão na etapa estadual do prêmio MPT na Escola; veja os selecionados!

Publicado

em

O município de Jaicós está entre os dez no estado do Piauí, que integram o projeto MPT nas Escolas, edição de 2022. O projeto está em desenvolvimento na cidade desde o mês de março.

O MPT na Escola, é a culminância do Programa Resgate à Infância, com uma premiação dos melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos por alunos das escolas participantes após atividades, em sala de aula, sobre o combate ao trabalho infantil.

Em uma importante fase do projeto, a Secretaria Municipal de Educação, com apoio da Prefeitura de Jaicós, realizou nesta sexta-feira (10), a culminância das atividades que foram desenvolvidas com os alunos e seleção das produções que serão enviadas para a etapa estadual.

O evento aconteceu no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), com a participação dos alunos do 4º e 5º ano, das escolas Líria Maria da Cruz Alencar, Padre David Ângelo Leal e Francisco Crisanto de Sousa, professores e coordenadores.

Na abertura, a coordenadora do projeto no município, Rosângela Santana, parabenizou pelas discussões e produções feitas através do projeto. “Quero expressar minha gratidão ao criador por nos permitir estarmos aqui hoje socializando as produções que vocês alunos fizeram na sala de aula, com orientação dos professores e coordenadores. Agradecer também a todos que contribuíram com as discussões a respeito do tema trabalho infantil, tema muito relevante. A adesão ao projeto nos levou a refletir, discutir e ter mais conhecimento com relação a essa temática. Quero parabenizar a todos, sem exceção; parabenizar os trabalhos que serão apresentados, temos muitas produções boas. Acredito que muito conhecimento foi adquirido através do projeto”.

Vanda Reis, que também coordena o projeto em Jaicós, parabenizou a todos os envolvidos nas atividades. “Hoje é um momento de agradecer e parabenizar a todos que fazem parte da gestão, e principalmente a vocês alunos, pelas belíssimas produções. Acredito que hoje cada um já sabe diferenciar o que é trabalho infantil, de ajudar o papai e mamãe em casa. Acredito também que cada um vai levar pra casa um aprendizado para passar aos pais, amigos e comunidade em geral”.

A Coordenadora do Conselho Tutelar, Leonice Nascimento, também enalteceu a ação e parabenizou os alunos. “Parabenizo os professores que trabalharam em sala com os alunos essa temática muito importante. O Conselho Tutelar esteve presente com vocês nas palestras, e agradeço as coordenadoras pelo convite. Esse trabalho de conscientização nas escolas sobre o trabalho infantil é de suma importância. Parabenizo todos os alunos que se esforçara, sei da capacidade e inteligência de vocês, e que produziram belíssimos trabalhos. Parabenizo as coordenadoras, professores, que de forma satisfatória se empenharam na realização desse trabalho”.

Jaissa Freitas, presidente do CMDCA, também parabenizou pelo projeto. Ela ainda ressaltou a importância diferenciar trabalho infantil da colaboração no lar. “Parabenizo aos coordenadores pelo empenho no desenvolvimento desse trabalho, e principalmente aos professores, porque a gente sabe que há muito a ser tratado em sala de aula, mas cada um tirou um tempo para dedicar a esse importante projeto. E queria destacar pra vocês crianças que a gente deve sim ajudar o pai e mãe em casa, contribuir. O trabalho infantil é somente se a criança deixar de estudar e passar a trabalhar para levar renda pra dentro de casa; mas ajudar o pai e a mãe em casa é importante e faz parte da criação da sociedade”.

Após os pronunciamentos, teve início as apresentações dos trabalhos produzidos pelos alunos, nas categorias poesia, música, desenho e conto. A avaliação e seleção das produções, foi feita pelos avaliadores Neri Feitosa, Vanda Reis, Adaljerry Ferreira, Josie Cristine, e o Conselheiro Tutelar, João Bispo Costa Júnior.

Dois trabalhos de cada categoria foram escolhidos para compor a etapa estadual. Na categoria desenho, as alunas Joseane e Priscila foram as finalistas; na Poesia, Ana Gabriela e Suellen tiveram suas produções selecionadas. As músicas compostas pelas alunas Vitória e Jéssica foram as escolhidas; e na categoria conto, a produção da estudante Maria Ângela representará o município.

Além de terem suas produções selecionadas para a etapa estadual do prêmio MPT na Escola, os alunos também receberam medalhas e prêmios. Arthur, Maria Rosa e Yara, que foram os terceiros colocados nas categorias desenho poesia e música, respectivamente, também foram premiados, além dos demais alunos que apresentaram produções.

Publicidade

As produções escolhidas deverão ser inscritas na etapa estadual até o dia 1º de agosto. A previsão é que o resultado da etapa seja divulgado no dia 26 de agosto. Após, uma comissão julgadora decidirá quais foram os melhores trabalhos em cada categoria e inscreverá o primeiro colocado de cada uma delas na última etapa, a Nacional.

O objetivo do projeto, que é realizado pelo MPT em nível nacional, é fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção ao trabalho infantil.


Facebook

MAIS ACESSADAS