Connect with us

MUNICÍPIOS

Justiça Eleitoral mantém cassação de dois prefeitos no Piauí. Veja!

Publicado

em

[ad#336×280] A corte do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI) decidiu na manhã desta segunda-feira (12) pela cassação dos mandatos de dois prefeitos piauienses, ambos acusados do crime de captação ilícita de sufrágio (compra de votos). Devem deixar o posto do executivo de seus municípios os prefeitos: Afonso Damásio, do município de São Miguel da Baixa Grande e o prefeito Messias Moreira, do município de Lagoa Alegre.

São Miguel da Baixa Grande
O prefeito Afonso foi acusado em primeira instância de abuso de poder econômico ao prometer emprego para eleitores do município nas empresas pertencentes a sua família em Teresina.  Na corte, a manutenção da sentença se deu após o voto de minerva do presidente, desembargador Joaquim Dias de Santana.

A decisão cabe recurso no Tribunal Superior Eleitoral. Mesmo assim, o gestor deve ser afastado do cargo e o município poderá ter novas eleições dentro dos próximos dias.

Lagoa Alegre
O município de Lagoa Alegre vive um clima de tensão desde que a juíza da comarca de União, que responde pelo município cassou o mandato de Messias Moreira em outubro de 2013. De acordo com a denúncia o gestor teria comprado voto durante o período eleitoral em 2012. O relator do processo foi o juiz José Wilson de Araújo Júnior.

Segunda colocada assume
Com a manutenção da sentença, a segunda colocada, ex-prefeita Gesimar Borges (DEM), deve assumir o mandato. A decisão se dá pelo fato de o gestor cassado não ter obtido mais de 50% dos votos válidos.

Publicidade

Fonte: Portal O Dia

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS