Connect with us

Marcolândia

Marcolândia realiza 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde

Publicado

em

Na última quinta-feira, 27 de junho, a cidade de Marcolândia realizou a 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. O evento, realizado na UBS Cohab II, foi organizado pelo Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Saúde, com o apoio da Prefeitura Municipal, sob a gestão do prefeito Dr. Corinto Matos e do vice-prefeito Valmir de Jurancy.

Com o tema “Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, a conferência foi uma etapa municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (CNGTES). O principal objetivo foi discutir propostas de melhorias para a saúde da população e analisar os resultados das ações e serviços prestados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade, a secretária municipal de saúde, Domitilia Alencar, destacou a importância do evento.

“É com grande satisfação que realizamos à 1ª Conferência Municipal de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde aqui em Marcolândia. Este é um momento crucial para nossa cidade, onde juntos, profissionais da saúde, representantes do poder público e membros da comunidade, discutiremos e definiremos os rumos que queremos para o nosso Sistema Único de Saúde. Quero agradecer a presença de todos, palestrantes, autoridades e, principalmente, de cada cidadão aqui presente. Vocês são a essência do SUS, são a razão pela qual lutamos diariamente por uma saúde pública de qualidade”, declarou.

Durante o evento, os participantes assistiram a uma palestra magna e se dividiram em grupos de trabalho para discutir propostas de melhorias. Delegados foram escolhidos para representar Marcolândia nas conferências estaduais e nacionais.

Os debates focaram em questões essenciais para a democratização da saúde, as condições de trabalho dos profissionais e a educação permanente em saúde. Esses elementos são considerados chave para o desenvolvimento de um SUS cada vez mais forte e inclusivo. Além disso, foram discutidas políticas públicas, estratégias de gestão e ações educativas visando garantir um atendimento de qualidade e humanizado para todos os cidadãos.

As discussões na plenária foram organizadas em torno de três eixos principais:

Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde.

Publicidade

Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil.

Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Severino Gomes, Coordenador NASF e professor da Faculdade de Medicina de Araripina (FAP), ressaltou a produtividade do evento.

“Este momento foi muito produtivo com participação de todos, com debate conseguimos concluir com êxito tendo quatro propostas para a conferência nacional, quatro propostas para a conferência estadual e nós tivemos também um leque de 10 propostas para a elaboração do plano municipal de educação e saúde do município de Marcolândia”, afirmou.

Prestigiaram o evento, o vice-prefeito Valmir de Jurancy, a secretária municipal de saúde, Domitilia Alencar, a vereadora Lanja Nobre, funcionários que compõem a Saúde, e a população em geral.

Delegados

Publicidade

Os delegados escolhidos para representar o município na etapa estadual e nacional são: representante da gestão, Domitilia Alencar, representante dos usuários do SUS, Reginaldo Costa e Nathalia Maria Nascimento Ramos e a represente dos funcionários da saúde, Aparecida Duarte da silva Costa.

 

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS