Connect with us

Geminiano

CIR se reúne com secretário de estado, visita hospital de Picos e discute melhorias para saúde regional

Publicado

em

Com o objetivo de tratar sobre as demandas da saúde da região, a Comissão de Intergestores Regional (CIR) esteve reunida nesta sexta-feira, 19 de janeiro, com o secretário de Estado da Saúde, Antônio Luz, e a presidente do COSEMS no Piauí, Leopoldina Cipriano.

Além dos gestores acima citados, também, participaram do momento, a secretária de Saúde de Massapê do Piauí e coordenadora do Vale Itaim Maria Lúcia, o
secretário de Saúde de Ipiranga e coordenador do Vale Guaribas Derisvaldo Xavier, e demais membros da CIR, como os secretários de Saúde, Layton Carvalho (Santana), José Genival, o GG (Geminiano), Andreia Sampaio (Vera Mendes), dentre outros.

A secretária de Saúde de Massapê do Piauí e coordenadora do Vale Itaim, Maria Lúcia Carvalho, informou sobre a pauta da reunião. “Tratamos da adesão da Telesaude do Estado até 31 de janeiro, garantir o cofinanciamento até 12 de 2024, ao qual não aderindo perde o repasse, também, sobre o acesso dos municípios ao hydra para regulação de cirurgias eletivas e sobre rever o plano da Rede de Urgência e Emergência-RUE e incluir pontos de atendimentos com investimentos em Jaicós, Paulistana e Marcolândia”, pontou.

Outro ponto, segundo Lucinha, como é mais conhecida a secretária de Saúde, foi o anuncio feito pelo secretário de estado, Antônio Luz, de que até o final do ano todo serviço de saúde ofertado em Teresina será ofertado, também, em Picos. “Para isso, será feita a abertura da UPA em março e, ainda neste semestre, do novo hospital regional com serviços novos, como hemodinâmica, cardiologia e cateterismo, e oncologia clínica. Como também o atual hospital será reformado e adaptado para ser referência materno infantil”, disse Maria Lúcia.

Ainda de acordo com ela, foi repassado que os municípios poderão remanejar recurso da PPI, realocando de Picos para as cidades que ofertaram serviço, tipo consulta especializada e exame de imagem.

Na oportunidade, os gestores de saúde, visitaram o Hospital Regional Justino Luz, em Picos, que teve uma ala incendiada esta semana, quando visitaram o centro de parto e a sala em que foi instalado um aparelho de tomografia novo.

A gestora explicou ainda, que também foi apresentado o plano de reforma e restabelecimento da Ala B com 45 leitos atingida pelo incêndio, com prazo de 45 dias, bem como a SESAPI está elaborando o fluxo de regulação de pacientes para municípios da região. “Nesse período da reforma, os municípios continuarão a enviar os pacientes para o HP regional e de lá, após avaliação, o paciente pode ser regulado para os municípios, conforme o fluxo”, finalizou.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS