Connect with us

Massapê do Piauí

IV Missão Jovem Diocesana é realizada em Massapê do Piauí. “É muito boa a vida com Jesus” diz missionária

Publicado

em

Foi realizada na Área Pastoral São João Batista, na cidade de Massapê do Piauí, a terceira etapa da IV Missão Jovem Diocesana, que aconteceu durante dois dias com grande entusiasmo e alegria.

A Área Pastoral pertencente a Paróquia Nossa Senhora das Mercês com sede em Jaicós, a qual integra o Zonal VIII da Diocese de Picos, integrado ainda pelas Paróquias São Sebastião, em Patos do Piauí e Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis, onde ambas foram sede da terceira etapa da Missão Jovem Diocesana.

Realizada neste final de semana, a programação teve início no dia 05 de maio, com a acolhida geral na cidade de Patos, em que também aconteceu a divisão de grupos e envio dos missionários para a sede das Paróquias e posteriormente para as Áreas Pastorais e comunidades rurais.

Na Paróquia Nossa Senhora das Mercês que este ano, vai celebrar 300 anos, mais 200 missionários participaram da Missão Jovem, vindos outros zonais, principalmente do Zonal II – Acauã, Paulistana, Queimada Nova e Betânia, mas também de outras Paróquias da Diocese.

Em Massapê do Piauí, a Missão Jovem foi realizada nos dias 06 e 07 de maio. Inicialmente, a Paróquia fez o envio dos missionários para Massapê, sendo designado jovens para cidade e para as comunidades rurais como Vilão, Bom Nome, Peixe, São Francisco, Caraíbas e Juazeiro do Quitó.

No sábado, pela manhã, os jovens foram acolhidos na Igreja São João Batista, quando aconteceu um momento de oração, conduzido pelo bispo Dom Plínio, além dos padres Ismael Holanda e Gildo Coelho, seguido do café da manhã, e logo após aconteceu as visitas das famílias.

Além dos missionários, que visitaram as residências do município, durante todo o dia, o bispo Dom Plínio, também, fez visitas as pessoas idosas e acamadas, além de também ir as comunidades rurais acompanhar a missão.

A programação seguiu à noite, com a missa celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Plínio José, que em sua homília, destacou a importância da missão. “Hoje é um dia especial, porque a comunidade recebe os mensageiros de Deus, aqueles que vem para trazer a missão ao alcance de todos, nessa experiência com a juventude da nossa Diocese na IV Missão Jovem”, disse.

Ele reforçou que a palavra de Deus, ouvida na liturgia ajuda a compreender a importância da missão. “O que Deus nosso Senhor quer, colocando à frente da missão os jovens da nossa Diocese, é que todos fiquem animados na fé, conhecendo mais a Jesus Cristo e amando mais uns aos outros, como Ele nos amou”, destacou.

Após a celebração eucarística, foi realizado o descerramento do marco da Missão Jovem e o plantio do cacto. O momento contou com a participação dos féis presentes da missa, bem como dos missionários, do bispo Dom Plínio, do prefeito Rivaldo Carvalho e da primeira-dama Lucileide Carvalho.

A programação encerrou com o encontro entre os jovens, quando aconteceu um forte momento de oração, louvor e a veneração a Nossa Senhora e a Santa Cruz.

Em entrevista, a jovem Dailly Maria de Sousa Carvalho, da Paróquia Nossa Senhora das Mercês, em Jaicós, falou sobre a experiência missionária.

“Participar da missão é uma experiência incrível e única, porque nós jovens viemos com a missão de evangelizar de levar a palavra, principalmente, aqueles jovens que não tem esse chamado. Nós somos missionários, viemos em missão semear a palavra, buscar tocar as pessoas e trazê-las para a Igreja Católica. E, é uma experiência maravilhosa acolher e também ser acolhida”, pontuou.

Publicidade

Ela ainda deixou uma mensagem para os jovens. “Que os jovens se sintam incentivados, através da minha mensagem e que eles se voltem para a Igreja, venham ao chamado de Deus e se sintam realizados e preenchidos porque o único lugar onde a gente realmente se sente preenchidos é na Igreja e na missão mobilizando mais pessoas. É muito boa a vida com Jesus, é muito bom sentir o amor Dele, por isso venham com a gente”, disse Dailly.

O missionário Bastião Rodrigues de Sousa, da Paróquia de São Francisco de Assis, de Acauã, disse que participou da missão jovem que aconteceu em sua cidade e percebeu quanto é especial.

“O momento que essa missão chegou lá em Acauã foi muito especial para mim, porque eu estava afastado da Igreja, de Jesus e das palavras do Senhor, e quando a missão veio ‘Tua vida é missão, reaviva o dom de Deus que há em ti’, foi um convite que Deus me fez: meu filho teu lugar não é no mundo, volta para casa, para mim. E desde então eu estou buscando cada dia mais me fortalecer no seu chamado. No final se semana passado, eu recebi outro chamado sensacional Dele, em que pude realmente sentir o amor de Deus e preencher esse vazio, que existia dentro de mim, a qual buscava preencher com coisas mundanas, mas que só encontrei o verdadeiro sentido, só conseguir preencher com a sua palavra, seguindo o seu caminho”, afirmou.

Ele deixou um convite para jovens participar da missão. “Essa missão é sensacional, quem puder participe. Se você assim, como eu estava afastado da igreja, volte, participe da missão, você vai encontrar pessoas maravilhosas, vai sentir a presença de Deus e vai ser conduzido pelo caminho do verdadeiro amor. Então quem tiver a oportuna não deixe de participar, eu garanto que não irá se arrepender”, finalizou.

No domingo, pela manhã, aconteceu um momento de confraternização e oração. Em seguida, os jovens missionários realizaram as visitas às famílias. Ainda durante o período da manhã os missionários se reuniram na Igreja para a avaliação da IV Missão Jovem no município.

O momento foi marcado por avaliações positivas, além de sugestões para melhorar as atividades a serem desenvolvidas no sentido de fortalecer a participação dos jovens na Igreja Católica.

Na oportunidade, os missionários fizeram relatos do que vivenciaram na missão, com destaque para o relato a missionária Dailly Maria, que citou a visita a residência da idosa Marina de 93 anos. “Quando chegamos em sua residência, por volta do meio dia, dona Marina estava com um terço na mão, rezando. Ela nos disse que estava tentando rezar, as vezes conseguia e outras não, devido ao avançar da idade. Ficamos contagiados, emocionados com aquela forte demonstração de fé”, disse.

A programação da Missão Jovem no munícipio encerrou com o almoço comunitário.

Fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS