Connect with us

MUNICÍPIOS

Médica cubana chega a Patos para reforçar atendimento na atenção básica

Publicado

em

Patos do Piauí, situado a 401 km ao sul de Teresina, foi um dos municípios contemplados pela terceira etapa do programa ‘Mais Médicos’, uma ação do Governo Federal que promete levar saúde de qualidade a todos os municípios do Brasil.

A médica cubana Haydeé Pérez-Terán Garcia, chegou ao município na última sexta-feira (6) com o propósito de reforçar o atendimento da atenção básica da saúde. “Nós viemos de Cuba para ajudar a todos os povos que necessitam. Somos missionários da saúde”, disse a médica.

A cubana foi recepcionada pela enfermeira Sandra Dias. No sábado, a médica cubana conheceu a cidade, visitou o Posto de Saúde, e no domingo esteve reunida com o prefeito Agenilson Dias e com a secretária municipal de Saúde, Edvânia Pires.

“Com o apoio do programa, estamos combatendo a falta de médicos nos postos de saúde da família, um problema crônico de Patos e da maioria dos municípios do Nordeste”, pontuou Edvânia Pires, a Pretinha, secretária de Saúde do município.

O prefeito Agenilson, que também é médico, destacou a semelhança da atuação da saúde nos pequenos municípios, com a modalidade da medicina cubana, onde a especialidade é preventiva. “Municípios pequenos como Patos, atuam mais na atenção básica, de forma preventiva, com vacinas, acompanhamento pré-natal, dentre outros cuidados. Essa semelhança é, portanto, favorável”, disse.

Publicidade

O objetivo segundo o prefeito, é trabalhar para atender à população com cada vez mais qualidade, oferecendo acesso aos serviços de saúde em tempo oportuno. “Com uma médica residindo no município, nós vamos diminuir o número de pacientes que são transferidos para outras cidades, como Jaicós e Picos, por simples problemas de saúde”, disse.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/patosmaismedicos%20(1).JPG
Enfermeira Sandra, a médica Haydeé, a secretária de Saúde Edvânia Pires e o prefeito Dr. Agenilson.

Antes de antes de se deslocarem para os municípios, os médicos tiveram dois dias formação em Teresina, com informações sobre as políticas públicas e os programas estaduais na área de saúde, as características epidemiológicas da população, dentre outras. A partir desta semana, a Dra. Haydeé se junta aos demais profissionais do município que já estão atendendo a população, reforçando os serviços de atenção básica de saúde.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/patosmaismedicos%20(3).JPG

A cubana já tem 23 anos de experiência e esta não é primeira experiência de Haydeé  nos programas do governo de Cuba para levar médicos a regiões carentes do mundo todo. Ela já esteve na Venezuela, um dos principais parceiros dos programas cubanos. Em Patos, a cubana disse ter sido muito bem recepcionada e que o povo brasileiro é alegre.

http://www.cidadesnanet.com/galeria/images/galeria/repwaldelina/patosmaismedicos%20(2).JPG

Facebook

MAIS ACESSADAS