Connect with us

Monsenhor Hipólito

Festa do Batonzeiro em Monsenhor Hipólito será celebrada em nova data. Veja!

Publicado

em

A tradicional festa do batonzeiro (foto em destaque) anualmente realizada no aniversário de emancipação política de Monsenhor Hipólito, agora tem nova data. Anteriormente era celebrada no dia 27 de julho. A nova data foi escolhida por meio de um projeto votado na Câmara de Vereadores.

A comercialização de batons na cidade surgiu entre os anos de 2006 e 2007 quando o diarista Mário Micheline, atual vereador, viajava para o Paraguai e decidiu investir na atividade.

Cerca de 200 comerciantes trabalham com a venda de batons, entre os veteranos pioneiros e os mais jovens na faixa etária de 20, 25, e 30 anos.


CONTEÚDO RELACIONADO

Em homenagem à figura hipolitana, Festa dos Batonzeiros é realizada em Monsenhor Hipólito

Publicidade

A comercialização não se restringe apenas no município. Vai muito além para outras cidades do Piauí e demais estados do Nordeste e Norte do Brasil. A venda dos produtos de beleza gera cerca R$ 1,5 milhão de reais e alcança todos os distribuidores do município.

O vereador Mário Micheline autor do projeto que solicitou a mudança justificou que, quando celebrado no dia 27 durante as festividades de aniversário de emancipação política, muitos munícipes e pessoas de outras regiões já estavam cansados por conta das festividades que iniciam no dia 17 de julho e prosseguem a até a referida data.

Outro ponto destacado é que no mês de dezembro em Monsenhor Hipólito não costuma ter festividades de fim de ano como o Réveillon.

“Os festejos aqui são muito corridos e nessa data já estão todos cansados […] Conversei com o prefeito e ele autorizou fazer o projeto para mudar a data porque é final de ano e estão todos na cidade. É um festa que vem para melhorar”, destacou.

O primeiro projeto de lei que instituiu o dia do batonzeiro em Monsenhor Hipólito é de autoria do vereador Diógenes Policarpo e foi aprovado entre os anos de 2012 e 2014.

Publicidade

Mário destacou também que a mudança aconteceu em conformidade com os demais parlamentares sendo o projeto aprovado na Câmara de Vereadores por unanimidade.

O dia do batonzeiro passará a ser comemorado em 30 de dezembro.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS