Connect with us

Monsenhor Hipólito

Visitadoras do Criança Feliz de Monsenhor Hipólito dão dicas para manter interação entre pais e filhos

Publicado

em

Em tempos de pandemia do novo coronavírus (COVID-19), a Prefeitura de Monsenhor Hipólito, na administração do prefeito Dr. Zenon Bezerra, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, que é gerida pela secretária Eneide Bezerra, desenvolve atividades recreativas para beneficiar a população assistida.

As visitadoras sociais do Programa Criança Feliz (PCF), que tem como supervisora a assistente social Géssyca Rayala Bezerra, por meio de vídeos, repassam valiosas dicas para garantir a interação e aproximação de pais/mães e filhos, uma vez que as visitas são feitas de forma remota.

O programa é composto por seis visitadoras que são: Raíssa Sá, Érica Bezerra, Melyne Sousa, Antônia Isabel, Ana Thamires e Ana Valéria, que sugerem atividades com vídeos uma vez por semana.

“Esse foi nosso planejamento para os meses de abril e maio. Para o mês de junho iremos definir ainda como proceder”, ressalta Géssyca.

Gessyca explica que os vídeos são enviados ao grupos por meio do aplicativo Whatasapp. No caso de mães que não têm acesso a rede de internet a visita é feita presencialmente mediante aceitação das famílias.

Publicidade

“A visitadora vai na casa das famílias que aceitam receber visitas, tomando todas as medidas de cuidados orientadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”, destacou.

A visitadora, Antônia Isabel, a tia Toinha, utiliza objetos de fácil acesso e baixo custo, que costumam ser encontrados no cotidiano de diversos lares de todo Brasil.

Na dica de hoje, quinta-feira (11), ela apresenta duas atividades para mamães e papais desenvolverem com seus filhos. Na primeira, ela utiliza um recipiente com prendedores de roupa em várias cores.

Ela coloca vários prendedores coloridos, paulatinamente. A cada prendedor que é colocado nas bordas do recipiente ela menciona o nome da cor.

O método simples serve para ajudar a criança discernir e identificar as tonalidades das cores. “A mãe sempre tem que fazer primeiro para a criança fazer depois até os filhinhos aprenderem em casa”, explica.

Publicidade

Na outra atividade, Tia Toinha usa um escorredor de macarrão e também as hastes de macarrão (produto alimentício). Toinha destaca que a prática ajuda a desenvolver a coordenação motora.

A visitadora orienta que as hastes [o macarrão] devem ser introduzidas nos furos do escorredor de macarrão um a um.

No vídeo reforça a recomendação de cuidados com os filhos, para as mães ficarem em casa e se precisarem sair utilizar máscaras, higienizar as mãos fazendo também o uso do álcool gel. “Fiquem em casa”, recomenda.

Veja no vídeo abaixo como é desenvolvida a atividade

Publicidade

Mais atividades lúdicas são recomendadas para as mães desenvolverem com seus filhos e assim garantir o máximo de interação e melhorar a coordenação motora.

A visitadora Ana Thamires através de um vídeo orienta uma atividade que tem como objetivo estimular a brincadeira entre as mães e as crianças e também definir a educação como movimento que procura melhorar a utilização das capacidades psíquicas.

A atividade, de maneira lúdica e muito prazerosa, é possível desenvolver aos pequenos com idade de 01 a 03 anos a noção de equilíbrio, agilidade, estratégia e a coordenação motora global das crianças.

Na atividade os materiais utilizados são: uma tesoura, uma caneta, um fita, e material em E.V.A. Na brincadeira pode ser utilizado papel para fazer os moldes dos pés e das mãos.

Após feitas modelações de pés e mãos a visitadora coloca sobre o chão e faz a combinação.

Publicidade

Confira a atividade completa no vídeo abaixo


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS