Connect with us

Padre Marcos

Educação de Padre Marcos realiza Percurso do PPAIC sobre literatura infantil na perspectiva da educação para as relações ético-raciais

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação de Padre Marcos, realizou nos dias 29 e 31 de maio, o II Percurso Formativo do Programa de Alfabetização na Idade Certa -PPAIC, com a temática voltada para a Literatura Infantil na Perspectiva da Educação para as Relações Ético-Raciais.

Os encontros formativos aconteceram no auditório da Secretaria de Educação, envolvendo gestores escolares, professores da Educação Infantil e do Ciclo de Alfabetização.

As formações foram conduzidas pela coordenadora do programa, Gorete Leal, que atua com a formação direcionadas aos gestores de escolas, pela formadora da Educação Infantil, Linete Macedo, e por Lucilene Dias, formadora do Ciclo de Alfabetização.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é cc.jpg

Além dos profissionais envolvidos no Programa, estiveram presentes nos encontros o secretário Municipal de Educação, Eraldo Gomes e a supervisora de ensino, Ana Meire Macedo.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é aa.jpg

 A temática pertinente das formações, objetiva envolver a contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação, além de discutir e reconhecer as representações de autores e crianças negras nas histórias infantis.

No decorre das formações, foi discutido a importância de se trabalhar a literatura com temáticas voltadas às relações étnico-raciais dentro do cotidiano escolar, conforme o cumprimento da Lei nº 10.639/03, que evidencia a necessidade de se trabalhar a cultura da população negra e indígena na escola, estimulando a oferta de materiais que tratem desse tema.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é g.jpg

No Percurso Formativo, ainda foi dialogado acerca da importância das crianças negras se verem etnicamente representadas em obras literárias que lhes possibilitem a construção de sua identidade e pertencimento.

Para o secretário de Educação, Eraldo Gomes, a temática abordada nas Formações é bastante pertinente e deve ser trabalhada dentro do ambiente escolar. “Sabemos que a escola é um local de conhecimentos e aprendizagens e, sobretudo, responsável pelo processo de formação e socialização dos indivíduos, capaz de promover o primeiro contato com diferentes culturas e realidades, sejam sociais, econômicas, políticas ou étnicas, além de contribuir na formação do processo democrático e respeitoso entre todos. promovendo práticas pedagógicas promotoras de igualdade racial desde a infância”.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é dd.jpg
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS