Connect with us

NOTÍCIA DESTAQUE

Padre Marcos auxilia população no cadastro ao benefício emergencial e oferece teleatendimento psicossocial

Publicado

em

O Governo Federal lançou, no último dia 07 de abril, um aplicativo da Caixa Econômica Federal para que os trabalhadores informais e microempreendedores individuais – que não têm inscrição no cadastro único ou no Bolsa Família – possam receber o auxílio emergencial de R$ 600 por causa da pandemia de coronavírus.

No município de Padre Marcos, para auxiliar a população que está dentro dos critérios para acessar o benefício, mas não possuem internet disponível ou não tem conhecimento sobre o assunto para realizar a solicitação, a Secretaria Municipal de Assistência Social (Cras) disponibilizou o serviço de orientação e cadastramento de famílias para o auxílio emergencial.

Segundo informou Thuanny Mikaella, secretária de Administração, foi montada uma escala de profissionais e de atendimento, aumentando a capacidade de atendimento, obedecendo, também, às orientações dos órgãos de Saúde.

“A Secretaria de Assistência Social está funcionando das 8 às 12 horas, e das 14 às 17 horas, onde, tanto a equipe do programa Bolsa Família, como a equipe do CRAS, estão disponíveis para o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade social, como também, a todas as pessoas que tem direito ao Auxílio Emergencial”, disse.

Thuanny Mikaella, secretária de Administração

O objetivo é prestar as informações, orientar e realizar o cadastramento no sistema. O auxílio emergencial tem sido a principal procura pela população. “Em virtude da grande procura por informações sobre o auxílio emergencial na Secretaria de Assistência Social, o município aumentou o número de servidores para agilizar o atendimento sem a ocorrência de aglomerações de pessoas”, acrescentou.

Publicidade

A Prefeitura de Padre Marcos também utilizou as redes sociais para informar a população sobre o auxílio.

Apoio psicossocial
Visando o bem estar e saúde mental da população, o Governo Municipal, por meio da Assistência Social, também tem disponibilizado um serviço importante, o teleatendimento de assistência emocional.

Para isso, uma equipe com três profissionais está disponível para oferecer atendimento psicossocial por telefone durante a pandemia do novo coronavírus. O serviço está disponível de segunda a quinta-feira, das 9h às 12h, e de 14h às 17h.

Thuanny, que também é psicóloga, salientou que nesse período da pandemia, com o isolamento social e as notícias constantes sobre o coronavírus, é comum a mudanças no comportamento e nos sentimentos, especialmente de ansiedade. “Considerando isso e pensando na saúde mental da nossa população, durante esse período da pandemia, nós disponibilizamos três profissionais da Assistência Social para promover o acolhimento, a escuta, orientação e o cuidado para o enfrentamento da quarentena, melhorando a qualidade de vida e o bem da população”, disse.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS