Connect with us

Padre Marcos

Pe. Marcos Roberto é empossado e se torna o 5º pároco da Paróquia Santo Antônio, em Padre Marcos

Publicado

em

A comunidade católica de Padre Marcos viveu mais um momento especial na noite desta quarta-feira, 02 de fevereiro, a chegada do seu novo pároco, o padre Marcos Roberto Vieira.

CLIAQUI AQUI E VEJA FOTOS!

O sacerdote, natural de Paulistana, ordenado padre no ano de 2015 e que esteve à frente da Paróquia Imaculada Coração de Maria, em Francisco Santos, até o dia 31 de dezembro de 2021, substitui o padre Fernando Amando, que foi transferido para a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, em Itainópolis.

O padre Marcos Roberto torna o quinto pároco da Paróquia de Padre Marcos, fundada em 2014. Antes dele, já ocuparam a função de pároco os padres Gelcimar Carvalho, Pio Feitosa, Wagner Carvalho e Fernando Amando.

A posse canônica foi realizada em missa solene presidida pelo bispo diocesano, dom Plínio José Luz da Silva, com a participação de 12 padres do Clero e um expressivo número de fiéis católicos dos municípios de Padre Marcos e Belém, área da Paróquia, como também, dos municípios de Francisco Santos e Santo Antônio de Lisboa, onde o sacerdote atuou nos últimos seis anos.

Publicidade

O novo pároco foi acolhido em frente a imponente igreja de Santo Antônio. A missa iniciou campal, seguindo as normas canônicas, com a leitura do ato de nomeação, o recebimento da estola e casula, entregues por sua mãe, dona Osvaldina Vieira, e que simbolizam o serviço em que o novo pároco deverá prestar aos seus paroquianos. Já com as vestes sacerdotais, o padre Marcos Roberto fez a sua profissão de fé, conforme determina a disciplina da Igreja.

No decorrer da missa, durante a Liturgia da Palavra, uma chuva fez com que a missa fosse interrompida por alguns instantes. Os fiéis tiveram que adentrar ao templo religioso, onde a celebração foi continuada.

Ao final, o padre Marcos Roberto foi homenageado pelos paroquianos de Francisco Santos, onde iniciou sua vida sacerdotal. “Nossa paróquia foi agraciada pela sua presença durante seis anos. Podemos dizer que foi para nós um pai espiritual, um amigo fiel, que conduziu nossos passos com muito zelo e ardor missionário, fortalecendo os laços de união e fé do nosso povo.”, disse a leiga Rosa Maria.

O novo pároco também recebeu uma mensagem de acolhida. “A Paróquia Santo Antônio, em Padre Maros, o recebe como pároco. Seja muito bem-vindo. A partir de agora, entre nós, você será membro de cada família, compartilhará conosco todos os sofrimentos e alegrias, cuidará de nós como um pastor cuida e conhece cada ovelha do seu rebanho.”, disse Itamara Dantas.

Como novo pároco, o padre Marcos Roberto fez o seu primeiro pronunciamento. Dirigindo-se aos novos paroquianos, expressou a alegria de sentir a presença e o calor da acolhida. “A partir de hoje, aqui estou no meio de vocês para colaborar na construção de mais uma página linda da belíssima história dessa comunidade. Estou no meio de vocês como irmão, e servirei igualmente a vocês em nome de Jesus.”

O sacerdote convidou todos a olharem para o passado com gratidão, fazendo menção aos que já passaram pela Paróquia e deixaram sua marca, citando, dentre outros, o benemérito padre Marcos de Araújo Costa, fundador da terra da Boa Esperança. “Cada um soube no seu tempo, colaborar para a construção desta Paróquia Santo Antônio, comunidade de amor.”, disse.

Finalizando sua fala, agradeceu aos pais pelos ensinamentos de vida, a quem chamou de seus primeiros catequistas, e ao bispo dom Plínio José por lhe confiar essa nova missão de colaborador na evangelização do povo de Deus na terra da boa esperança.  

Estiveram presentes na missa solene de posse canônica o prefeito de Padre Marcos, José Valdinar, acompanhado de sua esposa, a primeira-dama Edilene Silva, os padres Wagner Carvalho (de Paulistana), Allef Antônio (de Curral Novo), Francisco Régis (Santa Cruz), Marcos Vinicius (Queimada Nova), Vanderlan da Silva (Alegrete), Paulo Henrique (São João da Canabrava), Cláudio Santana (Dom Expedito Lopes), Pio Feitosa (Marcolândia), Jonas de Moura (Itainópolis), João Pereira (Picos), Francisco Pereira (Patos do Piauí), Feliciano dos Santos (Ipiranga do Piauí), e o diácono Francisco de Assis (de Marcolândia).

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS