Connect with us

Picos

Em Picos, CIEM encerra atividades dia 30 e atendimentos a síndromes gripais passam a ser ofertados nos postos de saúde

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 24 de outubro, a Secretaria de Saúde de Picos realizou uma coletiva de imprensa para esclarecer sobre o encerramento das atividades do Centro Integrado de Especialidades Médicas (CIEM) e sobre a campanha de vacinação contra Covid-19.

Na oportunidade, estiveram presentes para esclarecimento de dúvidas a secretária de Saúde de Picos, Tatiane Gil; o diretor do Centro de Especialidades Médicas de Picos (CEMPI), Danilo Guimarães; a coordenadora da Atenção Primária, Tânia Luz e a coordenadora de Imunização, Mariana Fontes.

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiane Gil, as atividades serão encerradas no próximo dia 30 de outubro, visto que, o CIEM estava funcionando apenas para o atendimento de síndromes gripais.

“No final do mês nós estaremos encerrando os serviços do CIEM, que estava funcionando apenas como Centro de Referência Covid, Chikungunya e Varíola. Atualmente, não temos nenhum caso ativo de Covid-19 no município e no CIEM trabalhamos com 40 funcionários, desde os zeladores aos médicos, e termina que esse serviço está ficando obsoleto, pois não está tendo procura. Em outubro de 2020, nós tivemos 3.523 atendimentos, já em outubro deste ano, nós só tivemos 72 atendimentos”, frisou.

Tatiane Gil parabenizou todos os funcionários que trabalharam no CIEM e ressaltou os relevantes serviços prestados.

“Gostaria de parabenizar todos os funcionários que trabalharam no CIEM de forma incansável para proporcionar a população esse serviço que salvou vidas. Eles sempre tomaram os cuidados necessários para não transmitir para outras pessoas, então é uma equipe que temos uma gratidão enorme por todos os serviços prestados. Agora, os atendimentos serão passados para os postos de saúde, as pessoas que sentirem sintomas gripais devem procurar o posto de saúde da sua comunidade”, assegurou.

Segundo Tatiane Gil, os postos de saúde têm totais condições para fazer a aplicação de vacinas e os atendimentos referentes a síndromes gripais. “Nos postos de saúde temos enfermeiros, médicos, e tenho certeza que não haverá nenhum prejuízo e será até melhor para a população que poderá ser atendida mais próximo da sua casa”, pontuou.

Publicidade

Com relação a vacinação, a secretária destacou a baixa procura pelo imunizante. “Neste mês de outubro a quantidade de vacinas aplicadas foi mais baixa do que aplicada há um tempo atrás, pois chegamos a aplicar 1000 doses diárias e agora com o recuo da pandemia, e devido, muita gente já está com seu esquema vacinal completo, a procura realmente baixou, e tem dia que aplicamos 30 doses. Desta forma, não precisamos de lugares tão grande como o Picoense Clube”, explicou.

Especialidades médicas estão sendo ofertadas no CEMPI

Em relação aos serviços de especialidades médicas, a Secretaria de Saúde de Picos já havia inaugurado o Centro de Especialidades Médicas de Picos (CEMPI) para comportar os serviços que antes eram disponibilizados no CIEM.

A secretária de Saúde de Picos ainda destacou os serviços continuaram sendo ofertados com qualidade e a transferência dos serviços ocorreu devido o prédio do CIEM ter sido construído para funcionar uma UPA, e desta forma, o Ministério da Saúde não autorizou os serviços continuarem sendo ofertados no local.

Desde setembro que nós inauguramos o prédio das especialidades médicas, contamos com dermatologistas, ortopedistas, cardiologistas, fazemos exames de ultrassom, são vários serviços que estão sendo realizados no CEMPI da mesma forma que acontecia no CIEM”, finalizou.

Matéria relacionada:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS