Connect with us

DESTAQUES

Homenagem à Nossa Senhora Aparecida e às crianças é realizada na Tenda São João Batista em Picos; fotos

Publicado

em

O dia 12 de outubro é celebrado em todo Brasil como o Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país e protetora dos vaqueiros. A data celebra também o Dia das Crianças.

No catolicismo e na umbanda, o dia 12 de outubro é celebrado com intensa fé, devoção e agradecimentos pelas vitórias alcançadas diante dos mais diversos obstáculos encontrados ao longo da vida pelas pessoas.

Comunidades, Igrejas e Terreiros de Umbanda realizam seus rituais enaltecendo Nossa Senhora Aparecida.

Ritual

Filho da tenda segura brinquedo

O ritual de preparação iniciou às 18h desta quarta-feira. Na Tenda de São João Batista, em Picos, houve passagem referente a santa padroeira dos vaqueiros, a São Cosme e São Damião, e das crianças (erês). Nesta última o momento foi marcado pela oferta de balas e pirulitos.

A chefe de oração da casa, Mãe Creuza, falou sobre o último dia 28 de setembro, data que foi celebrada oficialmente a Festa dos Erês (crianças). A cerimônia reuniu vários terreiros, alusiva às comemorações de São Cosme e São Damião.

“Hoje é uma sincronização mais para o fortalecimento dos filhos da casa”.

Mãe Creuza, Pai Joãozinho e um dos filhos da Tenda na noite de 12 de outubro de 2022

Fundação

A Tenda São João Batista foi fundada há 13 anos como explica Mãe Creuza.

Publicidade

“A gente começou em um quarto pequeno onde atendíamos o pessoal e fazíamos as orações e aí a casa foi se expandindo, crescendo. Tivemos a necessidade de aumentar. Quando saímos do quartinho a gente já tinha 20 médiuns”.

Atualmente são 85 filhos na casa, entre médiuns. Há também filhos da tenda que residem em cidades da microrregião como Itainópolis, Monsenhor Hipólito, Santana do Piauí (Barro – zona rural), Geminiano, Santa Cruz do Piauí. Entre outras cidades foi citada também Paulistana.

Patrono da Tenda São João Batista

A tenda localizada no bairro São José tem como patrono João Veloso da Silva (Pai Joãozinho). Homem de fé que dedica seus saberes às pessoas que precisam de auxílio espiritual, aos 90 anos de idade, Pai Joãozinho desperta admiração nos mais jovens por sua resistência e sabedoria.

Através de seus mentores, o ritual de bênçãos tem duração de quase meia hora e é nesse momento em que pede proteção aos seus superiores para derramar sobre aqueles que procuram ajuda.

Em um momento de auxílio espiritual durante as celebrações na noite desta quarta-feira (12) ele falou que a inveja é um dos males que mais assola o ser humano e questionou o porquê de todo esse malfazejo para com o próximo.

Olhando para o céu Pai Joãozinho enaltece os poderes de Jesus Cristo.

No rito de benzimento, estende a consulta por diversas partes do corpo abrangendo membros superiores (braços e mãos) e inferiores (pernas e pés).

Publicidade

O benzimento tem como objetivo curar doenças do corpo e do espírito. Para cada caso existe um ritual a ser seguido. O cobreiro (irritação na pele), dor de cabeça, dor de dente, peito aberto ou arca caída (dores na região do tórax), afta, quebranto (mau-olhado), bicha (lombriga, vermes), machucadura e rendidura (dores musculares e lesão por esforço), entre outras, são tradicionalmente tratadas por essa prática.

Veja mais fotos

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS