Connect with us

Picos

PICOS | Secretaria de Saúde realiza evento em alusão ao Outubro Rosa e Novembro Azul

Publicado

em

A Secretaria de Saúde de Picos, através das coordenações de Estratégia de Saúde da Família, do Homem e da Mulher, realizou, na tarde desta quarta-feira (27), na Unidade Básica de Saúde Belinha Nunes I e II, um evento em alusão ao Novembro Azul e Outubro Rosa.

“Hoje, a tarde foi voltada para essas duas campanhas que são muito importantes no cenário nacional, que são a Outubro Rosa – voltada para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero nas mulheres – e a Novembro Azul – voltada para a prevenção do câncer de próstata nos homens. Nós planejamos ações de educação. Trabalhamos palestras para estarmos orientando a população sobre esses dois problemas e sua prevenção”, explicou Ionara Holanda, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família e enfermeira na UBS.

Ionara Holanda

Durante toda a tarde, foram realizados exames de triagem; identificação de pressão arterial; alguns testes rápidos de sífilis, HIV e as hepatites; coleta de sangue do PSA (exame da próstata), coleta de sangue preventivo do câncer de colo de útero e solicitação de mamografia.

Ionara disse ainda que os eventos de promoção do cuidado com a saúde têm surtido efeito, e isso podia ser confirmado com a quantidade de pessoas que estiveram na UBS Belinha Nunes na tarde desta quarta-feira para participarem da culminância das duas campanhas.

“Hoje tivemos uma grande adesão da população participando do evento. A UBS lotada de usuários buscando se cuidarem. Isso, para nós da equipe de saúde, é muito importante porque a gente acompanha esses pacientes diariamente e vendo que eles estão tendo o compromisso e cuidado de que o nosso trabalho em promoção da saúde está tendo bons frutos”, declarou.

Aos 57 anos de idade, o senhor Antônio Rodrigues, vendedor de motos, disse cuidar da saúde desde que descobriu o câncer de mama no ano passado. Em agosto completou um ano que ele fez a cirurgia.

Publicidade

“É preciso se cuidar. Você pensa que não sente nada, aí vai fazer o exame e descobre. eu mesmo não sentia nada. Minha irmã me chamou para que eu fizesse o exame, e quando o fiz, descobri. O médico fez o toque e já veio dizendo que eu tinha câncer de próstata. Perguntou se eu tinha algum plano de saúde, respondi que não. Perguntei a ele o preço da cirurgia e ele disse que era R$ 13.000,00 (treze mil reais). Então minha irmã pagou para que eu fizesse e, desde então, a cada três meses, tenho que repetir o exame para saber se a doença voltou”, confessou o vendedor.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS