Connect with us

DESTAQUES

Provas de concurso público nacional serão aplicadas em Picos e outras seis cidades do Piauí

Publicado

em

Na quarta-feira (29), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou a lista das 180 cidades onde será aplicado o certame, com previsão de realização para março de 2024.

No Piauí, as provas serão aplicadas em sete cidades: Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano, São Raimundo Nonato, Bom Jesus e Corrente.

Para a realização do concurso nacional unificado, foram selecionadas cidades e arranjos populacionais com mais de 100 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Caso o município selecionado não tenha estrutura suficiente para a realização do concurso, as provas serão aplicadas em cidades próximas. A distribuição será a seguinte: 39 cidades na região Norte, 54 no Nordeste, 20 na região Centro-oeste, 44 no Sudeste e 23 na região Sul.

Segundo o MGI, a densidade populacional, o raio de influência microrregional e a facilidade de acesso foram os critérios utilizados pela Comissão Organizadora do CPNU para a escolha das cidades. A opção de realizar o certame em 180 cidades espalhadas pelo país tem o objetivo de democratizar o acesso da população às vagas do serviço público.

“Fica mais fácil e mais barato para as pessoas fazerem a prova perto de suas casas. Além disso, pagando apenas uma inscrição os candidatos concorrem a vagas de vários órgãos públicos”, afirmou José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.

Publicidade

“Queremos aumentar a representatividade dessa força de trabalho, trazendo critérios sócio-econômicos, demográficos e territoriais já na aplicação do certame para que isso se reflita na Administração Pública Federal”, completou o secretário. 

EDITAL E VAGAS

A publicação do edital está prevista para até 20 de dezembro. A prova única deverá ocorrer no começo de 2024, entre fevereiro e março. Ao todo, serão 6.640 oportunidades disponibilizadas através do “Enem dos Concursos”. Desta, são 5.948 são para ensino superior e 692, para ensino médio.

As vagas serão distribuídas no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante aplicação simultânea de provas em todos os estados e no Distrito Federal.

Fonte: Oito Meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS