Connect with us

DESTAQUES

Saúde de Picos divulga Plano Municipal de enfrentamento ao Coronavírus

Publicado

em

A Prefeitura de Picos por meio da Secretaria de Municipal de Saúde (SMS),  apresentou na manhã desta quinta-feira (12),  o Plano  Municipal de Contingência no combate ao Coronavírus. O evento aconteceu na sede da referida Secretaria.

A reunião teve como objetivo apresentar o plano  contingencial Municipal para enfrentamento do Coronavírus (COVID-19) e divulgar para população e profissionais de saúde, esclarecimentos e as medidas adotadas pela SMS Picos em parceria com o Hospital Regional Justino (HRJL)e a Secretaria de Saúde do Estado (SESAPI ).

A apresentação do plano foi feita pelo diretor técnico do Centro de especialidade medicas (CIEM), Dr Pascoal Gomes. “O profissional de saúde tem que ter o sigilo médico, a gente não pode está expondo os pacientes e os casos suspeitos. É importante que tenhamos zelo e ética, principalmente na condução dos casos suspeitos”, alertou o diretor.

O Coronovírus foi categorizado pela Organização Mundial da Saúde como Pandemia, tendo maior foco de casos em países europeus e asiáticos. Até o momento da redação dessa matéria, 69 casos da doença foram confirmados no Brasil. No entanto, o Estado do Piauí ainda não possui registros de pacientes infectados pelo Coronavírus.

O secretário de Saúde de Picos, Dr. Júnior Santos, explicou que o Plano de Contingência é uma forma de prevenção contra o Coronavírus e atende todas as orientações do Ministério da Saúde e Sesapi.

Publicidade

????????????????????????????????????

O prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima, destacou que através do Plano a população será conscientizada sobre o Coronavírus e a prevenção se tornará mais eficaz.  “Nós estamos com uma equipe técnica formada, estamos capacitando todos os nossos coordenadores para que esse ideia dentro do município de Picos  seja disseminada e implantada esse plano de contingenciamento que preparamos com muito carinho e responsabilidade”, declarou.

O coordenador epidemiológico de Picos, Robsonclay Viana, frisou que a rede municipal de Saúde está adotando estratégias para acolher possíveis pacientes suspeitos, bem como o Hospital Regional Justino Luz será centro de referência para atendimento dos casos.

Participaram da coletiva, o prefeito de Picos José Walmir de Lima; o secretário de Saúde Dr. Júnior Santos; a diretora geral do Hospital Regional Justino Luz, Samara Sá; a diretora administrativa Milena Danda; o diretor técnico do Centro de Especialidades Médicas, Pascoal Gomes da Costa; coordenadora da Atenção Básica Ionara Holanda; coordenador epidemiológico Robsonclay Viana, além de colaboradores e profissionais de saúde.

Fonte: Folha Atual\ASCOM
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS