Connect with us

Picos

Saúde de Picos realiza caminhada em alusão a campanha Setembro Amarelo

Publicado

em

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, através do CAPS AD e CAPS II, realizou na manhã desta sexta-feira, 9 de setembro, uma caminhada em alusão a campanha Setembro Amarelo.

O momento contou com a presença da secretária de Saúde, Tatiane Gil, e de colaboradores da Secretaria de Saúde e instituições parcerias. Na oportunidade, os participantes saíram em caminhada da sede da Secretaria até a Praça Josino Ferreira, no Centro da cidade.

De acordo com a secretária de Saúde, Tatiane Gil, a campanha Setembro Amarelo trata sobre a valorização da vida. Segundo ela, Picos conta com uma rede de apoio para auxiliar as pessoas que precisam de ajuda.

“O Setembro Amarelo é uma campanha nacional onde trabalhamos a prevenção e valorização da vida. Os casos de suicídio têm aumentado cada vez mais, então, é uma campanha que tentamos conscientizar as pessoas a procurarem ajuda a qualquer dificuldade ou problema que sentirem, que procurem tanto a família quanto os centros de ajuda especializados como o CAPS, psicólogos e psiquiatras”, afirmou.

Tatiane Gil ainda falou sobre a importância de intensificar campanhas de conscientização. “É necessário intensificarmos essas campanhas de conscientização para que as pessoas possam saber que podem contar com familiares e com redes de apoio”, frisou.

Segundo a coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, Picos conta com uma rede de apoio para atender e mostrar que a vida é sempre a melhor escolha. “Picos oferece uma Rede de Atenção Psicossocial, onde a gente está para atender essas pessoas que estão com tristeza profunda, depressão, e que as ajudamos para dizer que a vida é a melhor escolha”, assegurou.

Segundo a psiquiatra Jéssica Andrade, é preciso quebrar preconceitos e mostrar a importância de procurar profissionais que cuidam da saúde mental quando não estiver se sentindo bem.

“Precisamos quebrar esses preconceitos de que quem faz tratamento psiquiátrico é louco. Na verdade, se você não procura um cuidado é que você fica louco, perde a capacidade de escolha e de liberdade. É muito importante quando estiver se sentindo mal, com muita angustia e tristeza, procurar um profissional, um psicólogo, psiquiatra, para poder cuidar da saúde mental”, falou.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS