Connect with us

Picos

Secretário de Saúde do Piauí visita Picos e acompanha mutirão de catarata

Publicado

em

O secretário de Estado da Saúde do Piauí, Neris Junior, visitou Picos na manhã desta segunda-feira, 26 de setembro, e acompanhou o mutirão de catarata que vai beneficiar duas mil pessoas de mais de 40 municípios da região.

Na oportunidade, Neris Junior comentou sobre a visita e destacou o número de beneficiados. “Nós viemos para fazer essa visita na Policlínca de Picos, onde estamos fazendo o mutirão de catarata, o maior da história do Piauí. Ao todo, até o final do ano, estaremos realizando 12 mil cirurgias de catarata. Aqui na região de Picos estamos fazendo em torno de duas mil cirurgias, atendendo pacientes de mais de 40 municípios”, frisou.

Segundo o secretário de Saúde do Piauí, Picos e região já haviam sido contempladas com o mutirão de catarata no início do ano. Para ele, a Sesapi trouxe os melhores médicos e materiais para o mutirão.

“Trouxemos os melhores médicos e melhores materiais para que possamos realizar as cirurgias com qualidade. No começo do ano já estivemos aqui realizando essa cirurgias e agora estamos aqui de volta, onde também averiguamos os serviços prestados na Policlínica”, afirmou.

De acordo com Neris Junior, a quantidade de vagas disponibilizadas para cada município são de acordo com o quantitativo e perfil populacional no que se refere a catarata.

“Tudo que acontece nos SUS é pactuado, pactuado e contratualizado entre os municípios, nos temos uma reunião mensal onde os municípios se reúnem através da Comissão Intergestora Regional, e então é acordado entre os municípios a quantidade de vagas para cada município de acordo com o seu quantitativo e o perfil populacional quanto se trata da catarata”, pontuou.

Neris Junior ainda explicou como funciona as etapas. “A primeira triagem é no município, a segunda é aqui, onde é identificado se há a necessidade de fazer a cirurgia de catarata, e quando é identificado, é a etapa de realização das cirurgias”, garantiu.

Questionado sobre o novo Hospital Regional de Picos, Neris Junior destacou que tem mantido contato direto com a empresa responsável pela construção para falar sobre o andamento da obra.

Publicidade

“Estamos em contato permanente com a construtora que executa a obra, é uma obra grandiosa, um grande hospital. Por decisão aqui da região, será um hospital que fará atendimento principalmente na parte de urgência e emergência, e o atual hospital continuará prestando seus serviços voltados para a parte obstetrícia”, finalizou.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS