Connect with us

Pio IX

Prefeitura de Pio IX realiza ações ambientais e distribui composteiras domésticas para comunidades locais

Publicado

em

No último domingo (24), a prefeitura de Pio IX, na administração do prefeito Silas Noronha, promoveu por meio da secretaria municipal de Meio Ambiente, ações relacionadas ao projeto FUNASA, de melhorias sanitárias e domiciliares. O evento ocorreu na comunidade Pereiros.

No início, foi realizada uma palestra com o tema “Desperdício de alimentos, velhos hábitos, novos desafios”. A técnica da empresa Nera Engenharia, Claudene Fontes, abordou questões sobre o desperdício de alimentos, a separação adequada de resíduos domésticos e o destino ideal para esses resíduos.

Durante o evento, os participantes puderam experimentar bolos feitos a partir da casca de banana e manga, acompanhados de chá feito a partir da casca do abacaxi.

O secretário municipal de Meio Ambiente, Napoleão Rosado, enfatizou a importância da ação.

“O encontro foi de extrema importância para que todos os moradores das comunidades fossem capacitados para realizar a prática da compostagem, transformando lixo em adubo, a compostagem é uma técnica simples, porém de grande impacto positivo, ela consiste em transformar resíduos orgânicos, como restos de alimentos, podas de plantas e folhas secas, em adubo natural de excelente qualidade, ao realizá-la, estamos evitando que esses resíduos sejam destinados aos aterros sanitários, contribuindo assim para a redução de gases de efeito estufa e a diminuição da produção de chorume, um líquido poluente. Para nós o momento foi proveitoso e educativo,” salientou o  secretário.

Durante a programação, foram entregues 25 kits completos de composteiras domésticas para moradores de cinco localidades do município de Pio IX, sendo elas Pajeú, Mercador, Pereiros, Gato e Alto Bonito. Cada kit continha uma composteira de 15 litros, humos, serragem, minhocas californianas, um kit de jardinagem completo, luvas e sacos para armazenamento de matéria-prima.

A composteira doméstica é um sistema utilizado para decompor resíduos orgânicos, como restos de alimentos, folhas e plantas, de forma natural e acelerada, é composta por um recipiente ou caixa, geralmente dividido em seções, onde os resíduos orgânicos são colocados.

Na ocasião, também foi realizada uma oficina prática com os moradores das localidades, conduzida pelo técnico William Mendes, com o tema, “Como fazer uma compostagem doméstica”. Os participantes receberam instruções sobre o funcionamento correto das composteiras e a destinação adequada dos resíduos orgânicos produzidos em suas residências.

O técnico William Mendes destacou que o objetivo do projeto é melhorar a qualidade de vida das famílias por meio de melhorias sanitárias.

“O objetivo do projeto de saneamento e saúde ambiental é melhorar a qualidade de vida das famílias por meio de melhorias sanitárias, uma das principais ações foi ensinar as famílias a separarem corretamente seus resíduos, como lixos orgânicos, comuns e recicláveis, para que sejam destinados adequadamente, ao invés de serem descartados de forma incorreta em aterros sanitários, sabemos das dificuldades das localidades em relação à coleta seletiva, mas as famílias agora estão capacitadas para fazer a destinação correta desses resíduos orgânicos utilizando composteiras domésticas,” destacou.

Mendes também ressaltou os benefícios da composteira doméstica para as famílias participantes. Além de gerar um adubo rico em nutrientes para ser utilizado em hortas domésticas, esse adubo também pode ser uma fonte de renda futura ao ser comercializado.

Publicidade

Com essas ações, a prefeitura de Pio IX busca promover a conscientização ambiental e melhorar a qualidade de vida da população, através da implementação de práticas sustentáveis de manejo de resíduos orgânicos.

Fotos:

Fotos: ASCOM Pio IX

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS