Connect with us

MUNICÍPIOS

Prefeitura envia nomes de contribuintes para o Serasa

Publicado

em

[ad#336×280]A prefeitura de Teresina vai formalizar convênio com o Serasa nos próximos meses para negativar no Sistema Financeiro Nacional os contribuintes que têm débito com o fisco municipal e que estão sendo executados em cartório. De acordo com o secretário municipal de Finanças, Admilson Lustosa, a medida tem como finalidade forçar os devedores a negociarem suas dívidas.

No ano passada a prefeitura lançou o programa de renegociação de dívidas do município, o Retrimt, para facilitar a negociação e o pagamento dos débitos de contribuintes. Em alguns casos foram retirados até 100% dos juros cobrados pelo atraso, porém, muitos ficaram sem pagar e sequer procuraram a prefeitura para negociar. No final, a prefeitura arrecadou R$ 28.197.104,14, de uma dívida total de aproximadamente R$ 550 milhões.

Logo após o encerramento do programa a prefeitura começou a avaliar casa a caso e iniciou os protestos em cartório. Segundo o secretário Admilson Lustosa, 1.500 devedores já foram protestados e ainda faltam certa de 29 mil. Com o protesto nos cartórios, os devedores passaram a ter restrições para adquirir empréstimos e até mesmo para limites do cheque especial, pois seu nome fica sujo.

O secretário municipal, Admilson Lustosa, informou que os nomes dos devedores que estão sendo executados estão sendo enviados aos poucos aos cartórios para que não sejam cometidos equívocos. A prefeitura tem também convênio a ser assinado com o Serasa para negativar o devedor em todas as operações financeiras que for realizar. A Serasa é uma empresa privada brasileira que faz análises e pesquisas de informações econômico-financeiros das pessoas, para apoiar decisões de crédito, como empréstimos.

Após a inserção neste cadastro a pessoa fica impedida até mesmo de adquirir cartão de crédito. “Está sendo necessária essa medida”, alertou Admilson Lustosa.

Publicidade

Diário do Povo

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS