Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

1ª Conferência em Santo Antônio de Lisboa discute melhorias de gestão do trabalho e educação em saúde

Publicado

em

Profissionais de saúde de Santo Antônio de Lisboa estiveram na manhã desta sexta-feira, 28, na I Conferência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde. O evento aconteceu na Câmara de Vereadores e foi promovido pela Prefeitura Municipal, Conselho Municipal de Saúde e Secretaria de Saúde do município.

“Democracia, trabalho e educação na saúde para o desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer” é o tema trabalhado com o objetivo de impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes entre gestão e classe trabalhadora a cerca do trabalho e da educação em saúde.

A conferência é dividida em palestra, grupos de trabalho com formulação de propostas para melhorias nos serviços do Sus, e escolha dos delegados que irão representar o município na etapa estadual e na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde.

A solenidade foi aberta com a execução do hino municipal e formação da mesa de honra. Estiveram presentes no dispositivo de honra: a secretária de Finanças, Ana Karla; a secretária de Saúde, Kelvane Leal; a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Tânia Carvalho; a secretária de Assistência Social, Virgínia Leal, além do prefeito Dr. Francisco Karlos Leal Gomes, Dr. Karlão; a chefe de Gabinete, Dedezinha; e a professora Valênia Almeida representando a Secretaria Municipal de Educação.

A secretária de Finanças, Ana Karla, deu boas-vindas ao público. “A temática do Sus é um assunto que precisamos debater e aprimorar”, destacou elogiando o trabalho dos agentes comunitários de saúde (ACS’s). “É através de vocês que temos a base da saúde”, concluiu destacando também a existência da Atenção Primária de Saúde.

A secretária de Saúde, Kelvane Leal, fez uso da palavra e agradeceu pela presença do público. Na ocasião ela anunciou que o município aderiu ao Programa Saúde Digital, na última segunda-feira, 24. O programa vai disponibilizar atendimentos em 11 especialidades médicas, na sala da Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente.

“Estou imensamento feliz. Nessa semana já tivemos atendimentos e as pessoas saíram encantadas e satisfeitas. São 11 especialidades. Um clínico geral 24 horas. Isso é muito significativo para o município. Isso encurta distâncias”, declarou a secretária pedindo cuidados e dedicação aos profissionais.

Professora Valênia Almeida também comemorou a chegada do Programa em Santo Antônio de Lisboa. Ela destacou alguns desafios enfrentados durante a pandemia e enfatizou que o Saúde Digital vai facilitar a vida da sociedade.

Publicidade

Tânia Carvalho que é presidente do Conselho Municipal de Saúde saudou o publico presente na conferência e falou que o Saúde Digital vai funcionar inicialmente por agendamento. Ela recomendou que os usuários devem procurar os ACS’s de suas áreas.

“Procure seu agente comunitário de saúde ou procure Lúcio na Secretaria de Saúde. Dê o nome, cartão do Sus e diga qual a especialidade médica que precisa no momento”, indicou. “O clínico geral é 24 horas”, concluiu destacando que os profissionais estão buscando viabilizar os atendimentos do Saúde Digital para outras localidades do município.

O município recebeu também um aparelho de eletrocardiograma.

A palestra magna foi ministrada por Lia Raquel que é mestre em Química e cursa especialização em Gestão de Negócios. A profisssional destacou que, no tocante a democracia, é possível a elaboração do controle social, ou seja, solicitar que a população contribua com participação. “A população tem o papel de dizer o que precisa ser mudado”, destacou pontuando que a participação popular ajuda o gestor melhorar os serviços.

Em relação a gestão do trabalho, Lia explicou a importância da elaboração de metas e de planejamento para traçar o caminho mais adequado. Sobre a educação, foi enfatizado pela palestrante que é sempre necessário o aperfeiçoamento profissional com estudos e capacitações. “A educação é a base de tudo”, concluiu.

O prefeito Dr. Karlão disse que as conferências são espaços democráticos de grande importância para a população apresentar propostas em prol de melhorias nos serviços de saúde assim como em qualquer outro setor.

Secretária Kelvane, prefeito Karlão e a chefe de Gabinete Dedezinha

“É através desses momentos que a sociedade pode levar propostas e assim implantarmos sempre com o objetivo de melhorar a qualidade dos serviços públicos”, destacou Karlão.

Grupos

Após a palestra foram trabalhados em três grupos os eixos temáticos que são:

Publicidade

 Eixo 1 – Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;

Eixo 2 – Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime, e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;

Eixo 3 – Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e do cuidado das pessoas que fazem o Sus acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.

Grupos discutem propostas de melhorias para os serviços na gestão do trabalho e educação em Saúde

Delegados

Os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual são: Kelvane Leal (delegada gestão), Simone Maria (delegada profissional), Maria José (delegada usuária) e Edinilza Silva (delegada usuária).

Veja mais fotos

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS