Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

Em Santo Antônio de Lisboa, Secretaria de Saúde realiza castração de cães para controle populacional

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira (19), a Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa, na administração do prefeito Dr. Karlos Leal, o Dr. Karlão, através da Secretaria de Saúde do município, promoveu uma ação de castração de 40 cães. A iniciativa aconteceu no prédio da Secretaria de Agricultura e tem como objetivo controlar a população canina.

Com a intenção de conscientizar os proprietários sobre a importância do procedimento e fornecer orientações seguidas, a equipe da Secretaria de Saúde realizou atividades durante uma ação. Além da castração, foram oferecidas informações sobre os cuidados pós-operatórios e uso de medicamentos apropriados para garantir a recuperação tranquila dos animais.

A castração é uma intervenção cirúrgica segura e eficaz que traz diversos benefícios tanto para os cães quanto para a comunidade em geral. Além de ajudar a controlar o crescimento populacional de cães abandonados, a castração contribui para a prevenção de doenças reprodutivas e reduz comportamentos como fugas, marcação de território e agressividade.

A ação representa um avanço significativo no cuidado com os animais de preservação e na promoção da saúde pública. A gestão municipal demonstra o compromisso em adotar medidas responsáveis ​​para lidar com a superpopulação de animais de rua, garantindo seu bem-estar e minimizando possíveis problemas relacionados.

Visando ampliar ainda mais o alcance dessas ações, a gestão municipal planeja, futuramente, expandir a iniciativa para a castração de gatos. Com essa abordagem abrangente, espera-se reduzir de forma significativa a perspectiva de animais abandonados, garantindo um ambiente mais seguro e saudável para a comunidade e os animais.

A secretária de Saúde, Kelvane Leal, fala sobre os benefícios da ação de castração dos animais.

“Para a saúde pública, a castração de cães e gatos é importante porque tanto evita as ninhadas indesejadas, como a proliferação de doenças sexualmente transmissíveis e outras infecções que podem passar de um animal para o outro, como para as pessoas, sem contar que o animal após ficar doente, acaba sofrendo abandono. Esses animais domésticos ajudam na segurança da casa e principalmente a troca afetiva com os humanos, então por causa disso eles devem ser muito bem cuidados no que se refere a vacina, alimentação e a castração também”, explicou.

“Devido a essa importância e o contato próximos com as pessoas que esses animais domésticos têm, essa ação da Secretaria de Saúde, em parceria com a Prefeitura e a Secretaria de Agricultura foi realizada com profissionais capacitados, o veterinário Danilo juntamente com os agentes de endemias”, finalizou.

Imagens;

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS