Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

II Fórum Comunitário do Selo UNICEF em Santo Antônio de Lisboa avalia ações e discute desafios

Publicado

em

Em prol da primeira infância e adolescência, gestores do município de Santo Antônio de Lisboa se reuniram na manhã desta quarta-feira, 19, para a realização do II Fórum Comunitário do Selo UNICEF – edição 2021/2024.

O evento aconteceu no auditório do CREAS (Centro de Referência Especializado da Assistência Social) e foi promovido pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde e Secretaria de Assistência Social. Neste ano o tema trabalhado é “Avaliando as conquistas e identificando os desafios”.

O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância. Tem como objetivo estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes de municípios do Semiárido e da Amazônia legal brasileira.

A articuladora do Selo Unicef, Kelvane Leal, fez uso da palavra onde agradeceu pela presença do público e declarou a abertura oficial do evento. Kelvane é secretária de Saúde e destacou que o selo é uma consequência das ações desenvolvidas pela secretarias de Saúde, da Educação e da Assistência Social.

A assistente social do Creas, Márcia Camilo, explicou a metodologia do fórum.

Ao aderir ao Selo Unicef o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. A metodologia inclui monitoramento de indicadores sociais e implementação de ações que ajudem o município a cumprir a convenção sobre os direitos da criança que no Brasil é refletida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

Os resultados sistêmicos são: Desenvolvimento Infantil na primeira infância; Educação de qualidade para todos; Hábitos de higiene e acesso a água e saneamento assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; Desenvolvimento integral, saúde mental e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década de vida; Prevenções e respostas às violências contra crianças e adolescentes; Proteção social e atenção integral para famílias vulneráveis via serviços intersetoriais; e Participação cidadã e gestão de resultados.

Após explanação dos resultados sistêmicos, os representantes da Educação, Saúde e Assistência Social, formaram grupos de trabalho para avaliação de ações e discussão de desafios.

Publicidade

No evento estiveram presentes: Ana Karla (secretária de Finanças e representante do prefeito Dr. Karlão), Virgínia Elis (secretária de Assistência Social), Beatriz Rodrigues (diretora da Unidade Mista de Saúde Pedro Vicente), Tânia Ramos (coordenadora da Atenção Primária), Victor Macedo (suporte técnico do Selo Unicef), Valênia Almeida (professora representante da Secretaria de Educação), Danilo Silva (supervisor do Programa Criança Feliz), bem como os conselheiros tutelares e demais profissionais das secretarias.

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS