Connect with us

Santo Antônio de Lisboa

Município de Santo Antônio de Lisboa desenvolve Dia D Mais Saúde Bucal na Escola

Publicado

em

A Prefeitura de Santo Antônio de Lisboa através da Secretaria Municipal de Saúde e com o apoio da Secretaria de Educação iniciou nesta quinta-feira, 16, atividades do Dia D Mais Saúde Bucal na Escola. A ação aconteceu durante manhã e tarde na Creche Daysa Régia. Aproximadamente 100 alunos receberam atendimento odontológico.

No Dia D Mais Saúde Bucal na Escola a coordenadora da Atenção Básica, Tânia Carvalho, esteve presente e a equipe da saúde bucal com as dentistas Virgínia Batista, Margareth e Maria Laura.

O mês de maio é o período que celebra um ano de existència da Lei nº 14.572, de 08 de maio de 2023, que instituiu a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Para a secretária de Saúde de Santo Antônio de Lisboa, Kelvane Leal, as ações são de grande importância por proporcionarem cuidados com a saúde bucal de várias crianças no município.

“É muito importante a existência desse programa porque cuida da saúde de nossas crianças nas esferas nacional, estadual e municipal. A gestão do prefeito Dr. Karlão abraça essa causa e não mede esforços para cuidar da saúde de crianças de nossas escolas”, destacou.

Kelvane destacou que foram realizadas várias ações como palestras, brincadeiras lúdicas, distribuição de kits de higiene bucal, demonstração de escovação, cuidados com higiene dos dentes, e hábitos saudáveis de alimentação.

Dentro do Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde os serviços desenvolvidos no Dia D Mais Saúde Bucal são: Estação 1 – Promoção de saúde – atividades educativas, distribuição de folders, kit de higiene bucal e escovação supervisionada além de palestras dentro das salas com a presença de todos os dentistas e auxiliares de saúde bucal; Estação 2 ou Planejamento, que Consiste em exame epidemiológico e aplicação tópica de flúor (exames e aplicação de flúor); Estação 3 é voltada para o Tratamento: ARTS (Tratamento restaurador atraumático), e encaminhamentos para Unidade Básica de Saúde; e Estação 4: SOS Primeiro Molar / SOS MIH para o diagnóstico, tratamento e encaminhamento de escolares com hipomineralização molar-incisivo.

As ações prosseguem durante o mês de maio nas demais escolas do município.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS