Connect with us

DESTAQUES

Barragem seca e parte da cidade de Simões fica sem água; município está em situação de emergência

Publicado

em

As chuvas irregulares registradas nos últimos meses não foram suficientes para que a barragem Salgadinha, situada no município de Simões, recuperasse a capacidade de água acumulada necessária para abastecer parte da cidade.

Nesta segunda-feira, 28 de fevereiro, a Agespisa, empresa responsável pelo serviço, divulgou um Comunicando esclarecendo a causa do desabastecimento em uma área da cidade, como os bairros Soledade I, Soledade II, Bela Vista e Vila Nair.

Segundo a empresa, a população urbana era abastecida por duas fontes, a barragem de Salgadinha e a barragem Poço de Marruá, situada no município de Patos do Piauí.

Barragem de Salgadinha – Foto: Prefeitura de Simões

Com o baixo volume de água acumulado na barragem de Salgadinha, a captação foi suspensa. A Agespisa informou que está estudando alternativas para solucionar o problema e disponibilizar água para a população que reside na área afetada.

Veja o Comunicado:

Comunicado Agespisa

O prefeito de Simões, José Wilson de Carvalho, tem buscado junto a Agespisa uma solução para esse grave problema.

SITUAÇÃO DE EMERGÊNCIA

Publicidade

O prefeito Zé Wlisses, como é mais conhecido, publicou, no dia 25 de janeiro, um Decreto em que declarada situação de emergência no município em virtude da estiagem.

Veja o Decreto!

De acordo com o documento, o município registrava baixos índices de chuvas dos últimos 90 dias, ocasionando o problema de escassez hídrica no território do município de Simões, deixando agricultores e pecuaristas em estado de preocupação. “Não houve chuvas regulares suficientes para suprir as necessidades hídricas para o plantio agrícola e recuperação das pastagens para os animais.”, diz o Decreto.

Ainda segundo o Decreto, o agravamento está evoluindo a cada dia no município e a população clama por medidas urgentes e imprescindíveis.

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS