Connect with us

MUNICÍPIOS

Teresina é a 5ª capital que menos consume refrigerante no Brasil

Publicado

em

Os hábitos alimentares dos teresinenses foram revelados por uma pesquisa da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), divulgada nesta sexta-feira (10) pelo Ministério da Saúde. Teresina ocupa a 5ª colocação no ranking das capitais que menos consomem refrigerante. Somente 14% da população ingere a bebida em cinco dias ou mais durante a semana.

Em todo o Brasil, a pesquisa aponta que o consumo de refrigerante teve uma queda de 20% nos últimos seis anos em todo o país. A região Nordeste lidera o ranking nas seis primeiras colocações, com as capitais que menos consomem a bebida. Natal, Aracaju, João Pessoa e Salvador ocupam o 1º 2º, 3º e 4º lugares, respectivamente.

De acordo com a nutricionista Regina Monteiro, o refrigerante é essencialmente calórico e não possui nenhum nutriente necessário para quem o consome. “Essas calorias mais tarde podem gerar danos como obesidade, colesterol, doenças cardiovasculares e diabetes”, afirma a nutricionista.

Além disso, o consumo excessivo da bebida pode estar relacionado aos aspectos emocionais. A especialista alerta que o “vício” é apenas uma maneira de satisfazer o paladar, e isso acontece não só com o refrigerante, mas também com outros alimentos ricos em açúcares que causam uma sensação psicológica de bem estar à pessoa. “O melhor é retirar o refrigerante da alimentação diária aos poucos, até que se atinja a abstenção. A pessoa precisa ter consciência dos malefícios e aprender a controlar a situação”, comenta a nutricionista.

Frutas, verduras, carne e feijão

Publicidade

Se o menor consumo de refrigerante indica um hábito saudável em Teresina, o mesmo não acontece em relação às frutas e hortaliças. Apenas 19% da população da Capital utiliza o alimento da forma como é recomendado, ou seja, consome em cinco ou mais porções por dia, em cinco ou mais dias na semana.

A pesquisa do Ministério da Saúde também traz dados sobre o consumo de carne feijão e de carne com gordura. Em Teresina, 60,9% da população se alimenta com feijão pelo menos cinco vezes na semana, o que é considerado um hábito saudável.

Por outro lado, 26,6% come carne com gordura, o que não é recomendado pelos especialistas. No entanto, Teresina está em 9º lugar entre as capitais que menos têm esse hábito.

Para a nutricionista Regina Monteiro, a pesquisa sugere algo interessante. “A população tem se preocupado mais com uma alimentação equilibrada e saudável, além da questão estética”, disse a especialista.

 

Publicidade

Fonte: Tatiane Ramos (especial)

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS