Connect with us

DESTAQUES

Apresentações culturais e Festival de Sanfoneiros marcam primeiro dia do 21º Arraiá São João Batista, em Vila Nova do Piauí

Publicado

em

Com o objetivo de valorizar à cultura nordestina e manter viva a tradição que já acontece há 21 anos, neste sábado 22 de junho, foi iniciada a programação alusiva ao Arraiá São João Batista, em Vila Nova do Piauí.

Este ano, a festividade tem como tema: “Berço de Cultura e Memórias”. Inicialmente, às 18h, houve uma Roda de Sanfona, com os sanfoneiros do grupo Sanfona Sentida, em comemoração ao Dia Municipal do Sanfoneiro que acontece anualmente no município.

As festividades acontecem por meio da Prefeitura de Vila Nova, contando com o apoio de todos os vereadores, secretários e funcionários da gestão “Um novo tempo”, além do suporte da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT, Governo do Estado, dos deputados estaduais Nerinho e Georgiano Neto e do deputado federal, Flávio Nogueira.

Na sequência, foi realizada as apresentações culturais, começando pelo Grupo de Ginástica Aeróbica de Vila Nova e do Povoado São João Batista, seguido do Grupo Aja Mirim que apresentaram três coreografias e encantaram o público com sua animação e talento.

O Grupo Estrelas do Ritmo, do São João Batista, também se apresentaram, chamando a atenção de todos os presentes pela linda coreografia cheia de detalhes.

Durante o evento, foi aberto um espaço para pronunciamento das autoridades, momento em o prefeito Belim destacou sobre as comemorações do tradicional Arraiá do Povoado.

“Essa festa a gente faz pensando em cada um de vocês, ontem tivemos o torneio de futebol que faz parte das comemorações. Hoje comemoramos o Dia do Sanfoneiro com esse festival e várias atividades, com certeza esses são os maiores eventos que o Povoado São João já teve e através deles nós buscamos manter a tradição que já acontece ao longo dos anos e celebrar nossa cultura que é tão rica”, frisou o gestor, convidando ainda toda população para os próximos eventos.

Por mais um ano o ex-governador Wilson Martins também participou do evento e expressou a alegria por ver o desenvolvimento do município.

“Vila Nova é formada por famílias que tem cultura e educação, sempre foi um exemplo. Quando eu era deputado estadual e representava o município, os índices na educação, saúde e cultura sempre foram elevados. Fico feliz porque é um processo em evolução e isso nos anima, porque quando é feito o IDEB ou qualquer avaliação Vila Nova avança e isso dá mais forças para quem representa o município para trabalhar, investir e reivindicar. Na área da cultura, sempre me chamou a atenção a organização das bibliotecas, os concursos literários que foram feito ao longo da história e as festas tradicionais, como essa aqui do Povoado São João Batista, sempre que posso participo desse evento e todas as vezes que foi possível, nós contribuímos efetivamente para a melhoria da qualidade de vida das pessoas aqui. Investimos em saneamento básico, estradas, água e energia nós tivemos uma participação e colaboramos para que tivesse tudo isso aqui na localidade”, destacou.

Em seu momento de fala, a secretária de Educação, Gorete Leal, agradeceu a gestão municipal pelo apoio, bem como a equipe que colaborou para a festividade.

“É com grande satisfação que estamos aqui dando início ao nosso 21º Arraiá São João Batista, são 21 anos de muito trabalho, amor e dedicação a esse Arraiá. A gente agradece a Deus pela oportunidade de estarmos aqui, ao prefeito Belim que com toda dedicação dá o total apoio a essa festa. Agradeço a nossa equipe que é maravilhosa, foram vários dias e meses de trabalho. estamos iniciando a programação, ainda teremos mais atividades. A gente agradece e fica satisfeito pelo público que recebemos, porque tudo isso é cultura, é festa e animação”, ressaltou.

Representando os demais vereadores, o presidente da Câmara, Dorgivaldo Lima, também frisou sobre a realização do 21º Arraiá, ressaltando também no Centro de Memórias da localidade.

Publicidade

“Essa festa é feita com amor e carinho, as lindas ornamentações requer esforço e trabalho para que ficassem assim. Aqui no Povoado nós também temos o Centro de Memórias, um Projeto de Lei que foi para a Câmara e nós aprovamos para a criação desse Centro. Lá tem muitas peças antigas e todos podem ir até o local e relembrar o passado dos nossos antecedentes. E hoje estamos nesse evento que é muito aguardado por todos e que enaltece a nossa cultura, então vamos nos divertir porque essa comemoração é para todos nós”, comentou.

Após os pronunciamentos, diversos sanfoneiros se apresentaram, mostrando seus talentos e habilidades com o instrumento, sendo eles: Hércules, Jacob, Helldys, Natalino Sebastião, Luís de Assis, Izalberto, Raimundo Alencar, Wanderson Sá, Martinho, Juiz Viana, Valdinar do Acordeon, Osanan Leal, Erivan, João das Plantas, Ravi, Agenor Sanfoneiro, Wesley, Delmário e Zé Matias.

E para finalizar a primeira noite da programação festiva, também houve um show com o sanfoneiro Alvino Luz, que também embalou o público com várias músicas animadas e seu talento na sanfona.

Além das autoridades já mencionadas, também estiveram presentes os vereadores Adonelys Araújo, Crégio França, Miquéias Carvalho, Eneas Abreu, Flávio Sousa e Roberto Moura; os secretários Franklimara Leal (Governo), Evaneide Maria (Saúde), Eslândio Leal (Finanças), Raionilia Leal (Agricultura), Gilberto (Administração), Adelino Oliveira (Meio Ambiente) Edilson Brito (Assistência Social), a controladora do município, Daliete Luz e a população em geral.

A programação teve continuidade na manhã deste domingo (23), com a 1ª Exposição de Carros Antigos. A partir das 20h acontece a abertura oficial do festival, seguido pelo Festival de Quadrilhas e posteriormente haverá os shows musicais com Taienne Carvalho e Kauanzim Vaqueiro.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS