Connect with us

Vila Nova do Piauí

Câmara de Vereadores de Vila Nova aprova projetos e requerimentos e promove palestra sobre segurança no trânsito

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, 17 de maio, a Câmara de Vereadores de Vila Nova do Piauí realizou a 7ª sessão ordinária do 4º período da 7ª legislatura. A sessão, que começou às 19h, foi presidida pelo presidente da casa, o vereador Dorgivaldo Lima.

Na oportunidade, estiveram presentes os vereadores Maria Eliésia, Miquéias Carvalho, José Edivan, Roberto Moura, Adonelys Araújo e Crégio França.

A reunião teve início com a leitura e aprovação unânime da ata da sessão anterior. Em seguida, a vereadora Maria Eliésia apresentou o Projeto de Lei nº 008/2024, proposto pelo Poder Executivo, que visa dividir a atual Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto em duas novas secretarias: a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Educação e Desporto.

O projeto, que já havia sido discutido na sessão anterior, foi aprovado com cinco votos a favor e um contra.

Outro ponto importante da sessão foi a votação do Projeto de Lei nº 009/2024, também de iniciativa do Poder Executivo, que autoriza a abertura de um crédito adicional especial no valor de R$ 138.416,36. Esses recursos serão destinados às secretarias de Cultura e Turismo, com a finalidade de compra de materiais, manutenção e outras necessidades. O projeto foi aprovado por unanimidade.

Durante a sessão, foram discutidos e aprovados dois requerimentos. O primeiro, apresentado pelo vereador José Edivan, solicitava a recuperação da estrada vicinal que liga a localidade Caninhas à localidade Sítio/BR 316.

Publicidade

“Peço o voto aos meus nobres colegas para que votem a favor, pois é um trecho de aproximadamente três quilômetros e de grande movimentação, que necessita urgentemente de melhorias,” justificou. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

O segundo requerimento, apresentado pelo vereador Roberto Moura, pedia a instalação de dessalinizadores tanto na sede do município quanto no povoado São João Batista, para garantir água de qualidade à população.

“As pessoas estão pegando água em uma lagoa, o que é caro e arriscado. Estes dessalinizadores precisam voltar a funcionar como antes para atender a alta demanda, é necessário uma ação da gestão municipal” destacou. O requerimento também foi aprovado por unanimidade.

Palestra

A sessão contou ainda com uma palestra do coordenador da Ciretran em Padre Marcos, Antonio Lisboa, que destacou a importância do movimento Maio Amarelo, uma campanha internacional de conscientização para a redução de acidentes de trânsito.

Maio Amarelo foi instituído em maio de 2011 pela ONU como parte da Década de Ação para a Segurança no Trânsito. A cor amarela foi escolhida por representar a sinalização de advertência no trânsito. Na ocasião, também foi a abordado temas como o emplacamento de veículos e o seguro DPVAT.

Falas

Publicidade

O vereador Miquéias Carvalho elogiou a participação popular na sessão e a palestra de Antônio Lisboa.

“Fico feliz em ver a participação da população aqui na nossa casa. Quero parabenizar o amigo Antônio Lisboa pela explanação sobre o trânsito, que veio enriquecer nosso conhecimento sobre o tema. Também parabenizo os vereadores pelos requerimentos aprovados, e agradeço a Deus pela oportunidade de servir à população,” disse.

O vereador José Edivan também expressou sua gratidão.

“Quero parabenizar o colega Antônio Lisboa pela palestra informativa e importante. É uma alegria recebê-lo aqui, e agradeço a todos que compareceram nesta noite,” enfatizou.

Encerrando a sessão, o presidente Dorgivaldo Lima agradeceu a presença de Antônio Lisboa e do público.

“Agradeço ao nosso palestrante Antônio Lisboa por atender nosso convite, mesmo com sua agenda puxada. É um esforço que demonstra seu carinho por Vila Nova. Também agradeço a presença de todos no plenário e aos que nos acompanham pelas redes sociais. Declaro encerrada a sétima sessão ordinária do quarto período,” concluiu.

Fotos

Facebook

MAIS ACESSADAS