Connect with us

Vila Nova do Piauí

VILA NOVA | Ponto de Cultura e Biblioteca Patativa do Assaré realizam VI Ciclo de Palestras; veja fotos

Publicado

em

O VI Ciclo de Palestras sobre história, cultura negra e identidade com tema Um olhar sobre o legado africano no Piauí, foi realizado, na última quarta-feira (27), no Ponto de Cultura Cidade Poesia, em Vila Nova do Piauí.

Com apoio da gestão “Trabalho e Compromisso”, do prefeito Edilson Brito, a iniciativa se deu através da Secretaria Municipal de Cultura, Secretaria de Educação, Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA), U.E. Zacarias Manoel da Silva, U.E. Sabino Gomes de Lima e U.E. Luiz Ubiraci de Carvalho.

O evento teve como objetivo tratar sobre assuntos relacionados às vivências dos povos de matrizes culturais indígenas, africanas e afro-brasileiras. A mesa foi integrada ainda pelos adolescentes do NUCA: Sarah Suellen e Wilkey Nunes.

A professora, Marli Veloso, foi a mediadora da mesa redonda formada pelos palestrantes: diretora Luzia Francisca de Jesus (U.E. Sabino Gomes de Lima) que abordou o tema “Cultura: Identidade de um Povo; Bruno Pereira de Oliveira – A literatura de Cristiane Sobral como ponte para a educação afro-brasileira na comunidade Fátima, zona rural de Picos; Gustavo Henrique Rodrigues – Arte e cultura afro-brasileira no Piauí; Jéssica Nunes Pimentel – Feminismo negro; a professora e historiadora Maria Cândida de Jesus –  Ponciá Vivêncio de Conceição Evaristo: A construção história na sala de aula no contexto literário na narrativa negra e, Maria Sabrina Ferreira Torres – Em foco: Carolina Maria de Jesus e Maria Firmina dos Reis

No apontamento da professora Marli Veloso, sobre o contexto social e político brasileiro, um dos temas tratados na ocasião, faz-se necessário conhecer o processo histórico de construção do país. “O contexto social e político brasileiro demanda conhecermos sobre o processo histórico da construção do nosso país para que possamos superar os entraves da atual conjuntura na qual há um retrocesso no que se refere aos direitos dos povos de matrizes culturais indígenas, africanas e afro-brasileiras. O momento exige nosso compromisso para que não tenhamos nenhum direito retirado”, pontuou.

O Ciclo de Palestras em sua sexta edição contou com apresentações culturais do grupo de dança: AJA, coordenado pelo professor Edilberto Lima e, grupo de Hip Hop New Class sob coordenação do monitor Thallys Oliveira, além de recital da poesia A Garça e o Urubu, de autoria do poeta Patativa do Assaré, pela professora Marcilene Luz. Além da diretora da Escola Sabino Gomes de Lima, Evinha Lima, e dos estudantes que apresentaram trabalhos sobre personalidades negras símbolos da luta do povo negro no Brasil, esteve entre outras autoridades presentes, o vereador Flávio Sousa.

Publicidade

>> Veja mais fotos


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS