Connect with us

Wall Ferraz

Conferência Municipal de Saúde é realizada em Wall Ferraz e discute melhorias para o SUS

Publicado

em

Com o tema ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia’, a Prefeitura de Wall Ferraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou na manhã desta quinta-feira, 23 de março, a 8ª Conferência Municipal de Saúde.

O momento aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Wall Ferraz e foi conduzido pelo enfermeiro Hamilton Lacerda. Na oportunidade, a conferência contou com a presença da primeira-dama e secretária de Saúde, Isabel Barroso; de servidores da Secretaria de Saúde e convidados para participar do momento.

Em primeiro momento, foi aberta a Conferência Municipal com a fala da presidente do Conselho Municipal de Saúde e da secretária de Saúde, e logo em seguida, teve início a palestra com o conferencista.

Para a secretária Muncipal de Saúde de Wall Ferraz, Isabel Barroso, o momento é de grande relevância, visto que, discute assuntos importantes relacionados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“É muito importante, pois diante de tudo que vamos fazer, tanto na vida pessoal quanto profissional, é necessário que haja planejamento. E nessas conferências, temos o intuito de planejar projetos inovadores e esperamos ser atendidos, porque o SUS é uma unidade que atende toda a população, então é importante reforçar o atendimento e falar das necessidades que precisam para complementar, pois sabemos que têm algumas lacunas que precisam ser preenchidas e na Conferência abordamos sobre essas lacunas e necessidades”, afirmou.

De acordo com Isabel Barroso, a saúde é prioridade na gestão do prefeito Guilherme Maia. Segundo ela, muitos investimentos já foram feitos e novas ações ainda serão implementadas, pois quanto maior o investimento em saúde, melhor a qualidade da prestação de serviços para a população.

“A saúde tem sido uma prioridade na gestão do prefeito Guilherme Maia, atualmente, a cidade se encontra com médicos de segunda a sábado, no domingo temos um plantonista no telefone, temos dois fisioterapeutas que atendem tanto na zona urbana quanto rural, disponibilizamos o transporte para eles visitarem as casas de alguns pacientes que não conseguem vir até aqui. Também investimos em aparelhos para a nutrição para ter um atendimento mais preciso e de maior qualidade. Além disso, investimos na coleta de sangue, sendo que, fazemos a coleta aqui e enviamos para Picos, sem necessidade de locomoção do paciente, e investimos em cursos profissionalizantes para equipe sobre o sistema. Contamos com uma equipe muito qualificada de imunização que além de atender a sede, visitam pontos estratégicos em nosso município”, assegurou.

Publicidade

Segundo a secretária de Saúde de Wall Ferraz, o município espera a contratação de mais médicos para qualificar os serviços, e tem adotado medidas para descentralização dos serviços, chegando as comunidades distantes e que sofrem com problemas para deslocamento, principalmente, no período chuvoso, e dentre as ações, está a reforma da Unidade de Saúde Maria Pinheiro de Sousa, no povoado Várzea da Cruz.

O enfermeiro Hamilton Lacerda comentou sobre a importância do momento e ressaltou as pautas debatidas na Conferência Municipal de Saúde de Wall Ferraz.

“É um momento ímpar e estamos muito contentes e alegres com os assuntos debatidos e resultados positivos. Na oportunidade, debatemos a questão do Sistema Único de Saúde (SUS), o financiamento, a situação da MAC, que é média e alta complexidade, tudo em prol de um melhor sistema que atenda a população de Wall Ferrz, esse é o objetivo maior, além de discutir as situações, a atenção primária e a situação local”, pontuou.

Hamilton Lacerca ainda destacou que durante o momento foram eleitos os delegados que representarão o município na Conferência Estadual de Saúde, que deve acontecer no mês de abril.

“Na ocasião, também aconteceu um momento para discussão de grupos e elaboração de propostas, e logo em seguida, a eleição para escolha de quatro delegados para participarem da conferência regional de saúde, que acontecerá no próximo mês”, garantiu.

Veja fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS