Connect with us

POLÍCIA

Detentos tentam fazer novo ‘motim’ na Casa de Custódia; PM controlou

Publicado

em

Um princípio de ‘motim’ foi registrado na noite desta terça-feira (22/08) no pavilhão B da Casa de Custódia, em Teresina. Equipes policiais foram imediatamente acionadas e conseguiram controlar a situação.

Esse é o segundo tumulto esta semana. No domingo (20/08) cerca de 15 presos ficaram feridos e dezenas de câmeras de monitoramento foram quebradas não ação do detentos.

Os tumultos são causados porque os presos não aceitam as condições em que estão. No pavilhão B, 277 estão acomodados em um espaço que só cabem 70.

“Está tudo controlado, houve uma pequena alteração no pavilhão B, sem provocação, eles começaram a se aglomerar, começaram a bater nas grades, mas o efetivo da Polícia Militar, com nosso grupamento de operações especiais entrou e imediatamente controlou. A unidade está sem alteração. A segurança está atenta”, disse o sub-secretário de Justiça do Piauí, Carlos Edilson Sousa, em entrevista a TV Antena 10.

Ele também falou sobre os recentes incêndios ocorridos em Teresina que podem ter ligação com as rebeliões. “Cabe a secretaria de segurança pública investigar, não temos nada de oficial quanto a isso”, afirmou.

Publicidade

O agente penitenciário José Roberto comentou a situação crítica que os agentes penitenciários são submetidos. “Encerrou agora um princípio de motim no pavilhão B, a superlotação a gente tem como a principal causa, além do tratamento. O estado trata o preso como lixo, infelizmente o agente penitenciário está a mando do estado, trabalhando com o preso, acaba sofrendo as consequências, inclusive com risco diário de ter a sua vida ceifada pelo crime. O pavilhão B tem capacidade para 80 presos e temos hoje 277, humanamente impossível se conviver num local como esse amontoados, tratados como bichos. A gente implora para que o estado tome providências, os indivíduos que está lá sendo tratados como bichos amanhã serão nossos vizinhos, a sociedade é vítima desses monstros que o estado está criando e alimentando”, reclamou.

A situação foi controlada ainda na noite desta terça e familiares chegaram a se aglomerar na Casa de Custódia para obterem informações sobre os presos.

Fonte: 180 Graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS