Connect with us

POLÍTICA

Diálogo entre W. Dias e professores da Uespi vai acontecer no dia 1° de abril

Publicado

em

Em greve desde a última segunda-feira (18/03), a coordenação da Associação dos Docentes da Uespi (Adcesp), o Diretório Central de Estudantes (DCE) e os representantes do movimento SOS Uespi terão uma reunião marcada com o governador Wellington Dias (PT) na próxima segunda-feira (01/04).

A reunião foi definida após conversa entre a categoria com a superintendente de Relações Sociais, Núbia Ramos, nesta terça-feira (26/03). Segundo o coordenador de comunicação da Adcesp, professor Antônio Dias, o encontro foi firmado através de uma declaração assinada pela superintendente.

“Nossa exigência na negociação foi de que o governador pudesse sentar conosco. Nós saímos de lá com a garantia de que no dia primeiro de abril, estaremos dialogando com o governador”, explicou o coordenador de comunicação da Adcesp, professor Dias.

Ofício feito durante a reunião (Foto: Adcesp)

REUNIÃO COM SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO 

O secretário de Administração, Ricardo Pontes, esteve reunido com representantes dos professores da Universidade Estadual do Piaui (Uespi). O encontro aconteceu na segunda-feira (25/03) e discutiu o reajuste salarial dos professores e o fim da greve. Segundo o secretário, a reunião foi positiva e espera que na próxima segunda (01/04) a greve chegue ao fim.

A categoria pede pela implantação do Plano de Cargos, Carreiras, recursos para assistência estudantil, o reajuste salarial, um novo concurso e a nomeação dos classificados no último certame. Por outro lado, até a manhã desta segunda-feira o discurso sobre a impossibilidade de um reajuste salarial foi mantido pelo secretário de Administração.

Publicidade

ESTUDANTES FAZEM MANIFESTAÇÃO NO KARNAK

Alunos entram no Palácio de Karnak após conseguir passar pelas grades (Foto: Sindserm)

Estudantes da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) fizeram um protesto na frente do Palácio de Karnak, na manhã desta terça-feira (26/03). Eles deflagraram uma greve estudantil em apoio aos professores, que também estão de braços cruzados há uma semana. No protesto, há cerca de 300 jovens dos campi de Parnaíba, Campo Maior, Piripiri e Oeiras, além de Teresina.

Eles se reuniram pela segunda vez na avenida Frei Serafim, em frente ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), e saíram com cartazes até a sede do Governo Estadual. No Karnak, alguns alunos conseguiram ultrapassar as grades e tentam acessar as portas do palácio.

OCUPAÇÃO NA REITORIA DA UESPI

Na última quinta-feira (21/03), dezenas de alunos ocuparam a reitoria da instituição em protesto. Sob gritos de “Uespi se nega a morrer”, eles queriam alertar para as condições que a universidade enfrenta.

Publicidade

Segundo eles, há falta de professores nas disciplinas, bolsas foram cortadas e recursos para pesquisa e extensão estão limitados. Eles também pediam melhorias estruturais, já que não possuem biblioteca atualizada ou um restaurante universitário que atenda a demanda dos discentes.

 

 

 

Fonte: Oito Meia

Publicidade

ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS