Connect with us

POLÍTICA

Justiça Eleitoral proíbe candidato Silvio Mendes (União Brasil) de usar imagem de Lula em santinhos no Piauí

Publicado

em

A Justiça Eleitoral do Piauí proibiu o candidato a governador do Piauí, Silvio Mendes (União Brasil), de divulgar santinhos com a imagem do candidato a presidente Lula (PT). A decisão foi dada pelo desembargador Hilo de Almeida Sousa nessa quinta-feira (1º).

A equipe de comunicação da campanha de Sílvio Mendes informou que não confeccionou qualquer peça que tenha a imagem dele ao lado de Lula. O processo diz respeito a adesivos feitos por um prefeito, que pagou do próprio bolso para fazer essa divulgação. Confira a nota na íntegra ao final da reportagem.

Na decisão, o magistrado justificou que o santinho em que Silvio Mendes aparece com Lula configura propaganda eleitoral irregular. A representação foi protocolada pela coligação a Força do Povo, encabeçada pelo candidato a governador pelo PT, Rafael Fonteles.

União Brasil e PT são partidos adversários no estado e nacionalmente. Conforme a representação, o material de campanha foi confeccionado e distribuído pela campanha de Silvio Mendes, ferindo a legislação eleitoral.

“O candidato Lula é público e notoriamente apoiador da candidatura de Rafael Fonteles para o cargo de governador do estado do Piauí e de Wellington Dias para o Senado Federal, logo o material apresentado tenta criar um estado mental artificial na opinião pública, por consequente, configurando-se uma propaganda eleitoral irregular”, declarou o desembargador.

O juiz da propaganda eleitoral determinou que o partido União Brasil realize o recolhimento do material de propaganda em desacordo com a legislação eleitoral no prazo de 24 horas, e se abstenham de publicar nas redes sociais a presente imagem do “santinho”, até o julgamento do mérito, sob pena de multa diária no valor de R$ 1 mil, até o limite de R$ 30 mil.

Publicidade

Confira a nota

Sílvio Mendes reafirma que, como gestor, atuou ao lado de Lula.

Uma nota repassada pela assessoria do candidato governista à imprensa informou que a Justiça Eleitoral proibiu divulgação de imagem do candidato a presidente Lula ao lado do candidato a governador Sílvio Mendes (União Brasil).

Entretanto, a equipe de comunicação da campanha de Sílvio Mendes informou que não confeccionou qualquer peça que tenha a imagem dele ao lado de Lula. O processo diz respeito a adesivos feitos por um prefeito, que pagou do próprio bolso para fazer essa divulgação.

Sobre o assunto, Sílvio Mendes disse que mantém a sua postura com relação à disputa nacional. Segundo o candidato, se eleito, vai buscar o presidente da República que for eleito, independente de quem seja, para que contribua com projetos para os piauienses.

Reafirmou ainda que, quando foi prefeito de Teresina, atuou ao lado do então presidente Lula em obras como o Hospital de Urgência (HUT).

Publicidade

Fonte: g1 PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS